Psicologia do desevolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I. Desenvolvimento físico
Esta é uma fase de rápido crescimento e desenvolvimento: o bebê muda mês a mês!
A criança, através da maturação do Sistema Nervoso Central e do Sistema motor, vai progredindo e começa a coordenar os reflexos que traz ao nascer (sugar, pegar e olhar para) em ações mais complexas: coordena a sucção com a visão (olha para o que suga), depois o olhar e o pegar (olha epega), desenvolvem em seguida o movimento de pegar, começa a descobrir objetos, senta sem suporte, fica de pé e finalmente anda sem ajuda.
1. O bebê mês a mês:
a) 1º mês: o bebê dorme a maior parte do tempo, apresenta uma série de reflexos como o agarrar e o sugar.
b) 2º mês: diferencia sons e orienta-se para os humanos, acompanha visualmente o deslocamento de um objeto, sorri em resposta a outrosorriso, demonstra conhecer o rosto da mãe.
c) 3º mês: segura com firmeza um objeto, enxerga em cores, reage a barulhos parando de mamar.
d) 4º mês: levanta a cabeça e a mantém equilibrado, chora quando deixado sozinho, ouve a voz da mãe e vira a cabeça procurando por ela.
e) 5º mês: olha própria imagem no espelho e se alegra com isso, lambe, morde e chupa tudo o que estiver em seu alcance.
f) 6ºmês: estica os braços para ganhar colo, segura objetos com as duas mãos, come a primeira papinha.
g) 7º mês: senta de modo firme, começa a entender o "não", interessa-se por figuras em livros, aparecem os primeiros dentes.
h) 8º mês: está pronto para engatinhar, olha para quem a chama pelo nome.
i) 9º mês: os dedos funcionam como pinça para pegar objetos pequenos, bate palmas e dá tchau.
j) 10ºmês: aponta com o dedo indicador.
k) 11º mês: tenta ficar de pé encostando-se às paredes e apoiado em móveis.
l) 12º mês (um ano): começa a andar com ajuda.
m) 15 meses: anda bem sozinho, sobe escadas engatinhando, usa o copo para beber líquidos e pode usar a colher.
n) Um ano e meio: corre desajeitada mente.
2. Desenvolvimento da linguagem
a) Ao nascer o bebê possui vocalizações diferentes dochoro para "fome", "dor". É chorando que o bebê se comunica, especialmente com a mãe. E é incrível como ela consegue entender cada tipo de choro...
Aos três meses faz ruídos com a garganta e estala o céu da boca.
Balbucia (repete uma série de sons: "ma-ma", "da-da") aos seis meses e reserva cada som para um objeto específico. Brinca com as suas próprias vocalizações. E os adultos,imitando-os, também brincam!


3. Desenvolvimento cognitivo
a) Piaget denomina esta fase como Período sensório-motor. Por quê? Porque o bebê conhece o mudo e desenvolve a inteligência através dos sentidos e das ações.
Ele caminha das atividades reflexas inatas (respostas que traz prontas ao nascer para reagir ao ambiente: sugar, agarrar, acompanhar visualmente) para atividadesdesenvolvidas para um fim e relacionadas ao ambiente. Por exemplo: olha, agarra e depois põe na boca o que quer.
O domínio do ambiente pelo bebê ocorre através do chamado processo de Assimilação (incorporando novos estímulos ambientais: p.ex., agarrar novos objetos) e pelo processo da Acomodação (modificação do comportamento para a adaptação a novos estímulos: p. ex., esticar o braço para agarrar umobjeto distante).
4. Desenvolvimento afetivo e social
a) Vínculo mãe-bebê:
O vínculo mãe-bebê (relação de apego) é extremamente importante neste início da vida!
A criança aprende através dele se o mundo é um lugar bom e agradável para viver ou uma fonte de dor, frustração e incerteza.
A criança "sinaliza" ao ambiente como ela está, através de alguns comportamentos comoo choro, o sorriso, a vocalização, o olhar, cada um deles indicando coisas diferentes: há alguns "sinais" que buscam a aproximação da mãe e outros que pretendem mantê-la presente, interagindo. É possível distinguir, como já dissemos choros de "manha", "mágoa" e "dor", assim como há sorrisos "fechados", "sociais" e "largos".
Quando a mãe responde aos "sinais" que a criança emite...
tracking img