Psicologia do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:
A psicologia é um estudo voltado para o comportamento humano e também animal.
A psicologia abrange todas as funções do organismo, seus processos mentais e quando apresenta o foco no ser humano, passa por diversas teorias, linhas de estudo e pensamentos.
Jean Piaget, Henri Wallon, Freud, Lev Vygotsky apresentam seus caminhos teóricos, muitas vezes confrontando pensamentos e ideias,mas todas de fundamental contribuição para a descoberta do desenvolvimento dentro do ramo educacional.

Passo 01: 1° Etapa: Quem foi Freud?
VIDA E OBRA:
Sigismund Schlomo Freud nasceu no dia 06 de maio de 1856 em Londres-Inglaterra.
Também conhecido como Sigmund Freudfoi um médiconeurologista judeu-austríaco, fundador da psicanálise.
Seus estudos foram iniciados com o uso da hipnose comométodo de tratamento para pacientes com histeria.
Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista.
Nascido Sigismund Schlomo Freud, em 1877 abreviou seu nome para Sigmund Freud. Aos quatro anos de idade sua famíliatransferiu-se para Viena por problemas financeiros e problemas de saúde. Morou em Viena até 1938, quando, com a vinda do nazismo (Freud era judeu), refugia-se na Inglaterra. Era excelente aluno, porém, por ser judeu, só poderia escolher entre os cursos de Direito ou Medicina, optando por este último.
Sigmund Freud é filho de Jacob Freud e de sua terceira mulher Amalie Nathanson (1835-1930). Jacob, umjudeu proveniente da Galícia e comerciante de lã, muda-se a Viena em 1860.
Em 14 de Setembro de 1886, em Hamburgo, Freud casou-se com Martha Bernays.
Freud e Martha tiveram seis filhos: Mathilde, nascida em 1887, Jean-Martin, nascido em 1889, Olivier, nascido em 1891, Ernst, nascido em 1892, Sophie, nascida em 1893 e Anna, nascida em 1895. Um deles, Martin Freud, escreveu uma memória intituladaFreud: Homem e Pai, na qual descreve o pai como um homem que trabalhava extremamente, por longas horas, mas que adorava ficar com suas crianças durante as férias de verão.
Freud criou o termo "psicanálise" para designar um método para investigar os processos inconscientes e de outro modo inacessíveis do psiquismo.
Em suas teorias, Freud afirma que os pensamentos humanos são desenvolvidos, obtendoacesso à consciência, por processos diferenciados, relacionando tal ideia à de que a sistemática do nosso cérebro trabalha essencialmente com o campo da semântica, isto é, a mente desenvolve os pensamentos num sistema intrincado de linguagem baseados em imagens, as quais são meras representações de significados latentes.
TEORIAS DE FREUD:
* Teoria da Representação
O fenômeno representacionalpsíquico está relacionado ao sistema nervoso humano. As representações, segundo Freud, são analógicas e imagéticas. Estas se inter-relacionam através de redes associativas. As redes associativas das representações são provenientes do processo fisiológico cerebral, o qual se baseia em uma rede de neurônios. Esse processo ocorre através de um mecanismo reflexo: a informação parte por uma redeassociativa de neurônios até chegar à região motora e sensorial. Ela provoca então, modificações nas células centrais, causando a formação das representações.
Enquanto elementos, as representações são originadas da percepção sensorial do indivíduo. São unidades mentais tanto de objetos, como de situações, sensações, relações.
A representação de objeto, também chamada de representação da "coisa", é “...um complexo de associações, formado por uma grande variedade de apresentações visuais, acústicas, táteis, cenestésicas e outras", de acordo com Freud.
As emoções, por exemplo, são processos de descarga de energia, que são percebidos como os sentimentos. São as chamadas representações imagéticas, que não formam imagens psíquicas, e sim traços mnésicos de sensações.
É preciso destacar que as...
tracking img