Psicologia do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I - BEBÊ























Araras - SP
2012
Fabiana Lima RA
Giusi Lizandra Alves RA 73008
Jessica Oliveira RA
Jessica Souza RA
Maria Eduarda Zago RA 72482
Paloma Camargo RA









PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I - BEBÊ










Trabalho de aproveitamento da disciplinaPsicologia do Desenvolvimento I, do 3º semestre do curso de Psicologia do Centro Universitário Hermínio Ometto, sob a orientação das Profª. Ms. Camila Santos Dias e Profª. Ms. Raquel Pondian Tizzei.












Araras - SP
2012

SUMÁRIO




1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2 MÉTODO
2.1 PARTICIPANTES
2.2 MATERIAIS
2.3 PROCEDIMENTO

3 ANÁLISE CRÍTICA

4 REFERENCIASBIBLIOGRÁFICAS


5 ANEXOS
5.1 ANEXO 1
5.2 ANEXO 2
5.3 ANEXO 3





1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Depois do nascimento da criança e o momento inesquecível chega a hora da adaptação do bebê ao mundo junto com a mãe e a família deve-se continuar a ter certos cuidados para que o desenvolvimento infantil seja o melhor possível.
O primeiro dia do neném é muito importante à observação e atenção,pois é o momento de grande mudança no corpo do pequenino, a vários detalhes que devem ser considerados como a respiração que deve ser de 30 a 60 vezes por minuto sem dificuldades e nem retração do peito, se a criança esta aquecida para isso utilizando um termômetro para verificar a temperatura e também por comparação colocando a mão nas costas ou abdômen do bebê e em uma pessoa saudável. A cor dalíngua, lábios e membranas mucosas devem estar rosadas e por ultimo no primeiro dia são realizados o histórico e os exames físicos completos segundo o manual de consulta Cuidados ao Recém nascido da Saving newborn lives.
É importante que o recém-nascido fique aquecido, tenha contato com a mãe, que estejam ambos cobertos e que o bebê tenha a cabeça com um pano ou chapéu e por fim que sejaamamentado.
Após esses cuidados o histórico da mãe do bebê deve ser avaliado visto que uma mãe saudável gera um desenvolvimento saudável a criança, a atenção e cuidado que a mulher recebe durante seu período gestacional, parto e inicio maternal afetam diretamente o nenê, a historia serve para que se saiba quais cuidados devem ser tomados tanto a ela quanto ao recém-nascido.
Quando a criança já estivercom a sua temperatura estável será realizado os exames físicos a fim de descobrir se o nenê apresenta algum problema de saúde. Nestes exames são checados a boca onde com o dedo (usando luva) deve observar aberturas no céu da boca (lábios, gengivas e céu-da-boca estejam os dois lados iguais) o bebê chupara o dedo. O peito que mexera conforme a respiração, o abdômen acompanhara o processo, osmódulos da mama podem vir a aumentar (podem apresentar inchaço nas mamas algumas crianças).
O abdômen aparência arredondado e macio, o cordão umbilical amarrado deve estar firme, seco e sem sangramento. Costas e Espinha que não podem ter aberturas e nem defeitos. Analise dos órgãos genitais nas meninas podem apresentar corrimento branco ou sangrar do 3º ao 7º dia já nos meninos o prepúcio pode serretraído, a uretra abre as extremidades do pênis um ou dois testículos podem ser apalpados e se o bebê for circuncidado não haverá infecção nem sangramento.
A temperatura deve ser de 36ºC a 37ºC e o Peso de 2,5 kg a 3,99 kg.


MENINAS A PARTIR DAI È COM VCS SO CONTINUAREM A DESQUEVER O PROCESSO DOS DIAS OS EXAMES DEPOIS DE 48 HORAS E OS TESTES QUE A GENTE REALIZOU NELA (BEBÊ)

REFERENCIA USADAGANES, Frances et al. Manual de consulta Cuidados ao Recem-nascido, Brasil: Save the children Federation, 2004.











2. Os primeiros dias após o nascimento do neném é a fase de adaptação do mesmo, onde ele tem a necessidade de se adaptar ao seu novo lar.
As primeiras semanas do neném, são chamadas de período neonatal, onde o neném tem a total dependência de sua mãe,...
tracking img