Psicologia do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Compreender o desenvolvimento humano é uma condição para tentar responder o porquê das condutas do bebê, da criança, do adolescente, do jovem, do adulto e dos mais velhos. O desenvolvimento é um processo contínuo e ininterrupto em que aspectos biológicos, físicos, sociais e culturais se interconectam, se influenciam reciprocamente, produzindo indivíduoscom um modo de pensar, sentir e estar no mundo absolutamente singulares e únicos.
Esta área de conhecimento da Psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta, isto é, a idade em que todos esses aspectos atingem o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Ea partir de um fenômeno contemporâneo – o prolongamento da vida – inclui também a idade pós-adulta.
Existem várias teorias do desenvolvimento humano em Psicologia. Elas foram construídas a partir de observações, pesquisas com grupos de indivíduos de diferentes faixas etárias ou de diferentes culturas, estudos de casos clínicos, acompanhamentos de indivíduos desde o nascimento até aidade adulta.

O DESENVOLVIMENTO HUMANO

O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. Procura estudar e compreender as mudanças comportamentais que ocorrem com o passar dos anos, com o crescimento do indivíduo. Tal estudo compreende duas questões mais importantes: O que o indivíduo faz em cada idade? Por que faz isso nessa idade?

AIMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

A criança não é um adulto em miniatura. Ao contrário, ela apresenta características próprias de sua idade. Compreender isso é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano. Estudos e pesquisas de Piaget demonstraram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária, isto é,existe uma assimilação progressiva do meio ambiente, que implica uma acomodação das estruturas mentais a um novo dado exterior.
Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer individualidades, o que nos torna mais aptos para observação e a interpretação dos comportamentos.
Todos esses aspectos temimportância para a Educação. Planejar o que e como ensinar implica saber em quem é o educando. Ex- a linguagem que usamos com uma criança de 4 anos não é a mesma que usamos com um jovem de 14 anos.
Finalmente, estudar o desenvolvimento humano significa descobrir que ele é determinado pela interação contínua de vários fatores.
Vamos iniciar nosso estudo com reflexões sobre oconceito e os vários tipos de maturidade.

O QUE È MATURIDADE?

O primeiro conceito de maturidade refere-se a padrões adultos de comportamento. Isto é, o indivíduo é maduro na medida em que se comporta como adulto, de acordo com os padrões e normas dos adultos. Nesse sentido, grande parte do comportamento infantil pode ser considerada imatura, pois foge muito dos padrões adultos.Entretanto, o que é considerado imaturo, de acordo com os padrões adultos, pode não ser imaturo, de acordo com os padrões infantis.
A maturidade é entendida em relação ao grupo de idade em que se encontra a pessoa. Dessa forma, o comportamento de uma pessoa é considerado maduro na medida em que for igual ao comportamento de grande parte das pessoas que tem a mesma idade. Em outraspalavras, um comportamento é maduro na medida em que for adequado à idade do indivíduo.
Maturidade, em termos psicológicos, é o nível de desenvolvimento em que a pessoa se encontra, em comparação com as outras pessoas da mesma idade.

TIPOS DE MATURIDADE

São 4 os principais tipos de maturidade:- física, intelectual, emocional e social.
Eles estão intimamente...
tracking img