Psicologia Do Desenvolvimento E A Psicologia Da Aprendizagem Glauiciene

332 palavras 2 páginas
Psicologia do Desenvolvimento e a Psicologia da Aprendizagem
A Psicologia do desenvolvimento surgiu como uma ferramenta essencial para a compreensão do comportamento humano, pois ela estuda o desenvolvimento do indivíduo e as mudanças que este sofre em todos os aspectos de sua vida, tanto no aspecto físico, como no intelectual, emocional e no social. Esta serviu como base para a psicologia da educação, pois esta se utilizou dos conhecimentos propostos pela psicologia do desenvolvimento para melhorar o processo de ensino. Então a psicologia do desenvolvimento identificou o comportamento humano em cada estágio da vida e possibilitou à psicologia da educação, de propor práticas pedagógicas que atentem para cada fase e possibilite um melhor aprendizado ao aluno, resultando consequentemente, na melhoria do processo educacional. Ambas as vertentes da psicologia, dão suporte ao professor para que este melhor desenvolva sua prática em sala de aula, visto que ele torna-se conhecedor dos estágios de desenvolvimento que os alunos passam, então ele pode propor atividades que venham facilitar o processo de aprendizagem de seus alunos.
A teoria psicogenética de Piaget esteve mais voltada para a questão do desenvolvimento do que para a própria educação. Por isso ele não propôs um modelo de ensino e nem materiais pedagógicos, para que o professor pudesse aplicar em sala de aula, a fim de atingir o interesse de todos os alunos, entretanto, ele ofereceu esclarecimentos sobre o modo de pensar e racionar que o indivíduo apresenta em cada estágio da vida. Piaget acredita que a capacidade de raciocínio não depende nem do ambiente nem de um fator hereditário. Segundo ele, a cada estágio completado, o indivíduo, adquire novas capacidades e constrói seu próprio conhecimento, a partir de suas descobertas, quando em contato com o mundo e com os objetos.
Então em sua teoria, ele afirma que o desenvolvimento se dá de dentro para fora, ou seja, o individuo já apresenta uma pré-disposição em só

Relacionados