Psicologia do desenvolvimento moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
|
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MORAL |
|
|
|
|

Por: Vânia Peixoto
|

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MORAL
INTRODUÇÃO:
Psicologia moral – área clássica da Psicologia, particularmente da Psicologia do desenvolvimento, em se estudam os processos psíquicos por meio dos quais se legitimam regras, princípios e valores morais, entendendo por moral aquilo que é da ordem do dever.Teve influência da antropologia social e cultura, filosofia, teologia e psicologia.
Principais contribuições:
1. Freud – focalizou os componentes emocionais e motivacionais da moralidade,
2. Piaget – concentrou-se nos aspectos cognitivos da orientação moral da criança,
3. Hartshorne e May – dedicaram-se sobretudo a conduta moral – “bons hábitos”,
4. Kohlberg – dimensãointelectual.
Três doutrinas filosóficas dominara a área referente ao desenvolvimento moral da criança, são eles:
1. Pecado original,
2. Pureza Inata,
3. Tábula Rasa.
Doutrina do Pecado Original – A intervenção precoce dos adultos, que representam valores sagrados e seculares, constitui a única salvação possível de uma alma, que se não fosse isso estaria condenada á Perdição. Essa teoria érepresentada pela psicanálise, Freud considerava a criança pequena como um feixe de impulsos que deve ser subordinados pelos adultos a objetivos sociais. Esta socialização constitui o processo de desenvolvimento moral.
Doutrina da Pureza Inata – afirma que a sociedade, especialmente a sociedade dos adultos, tem uma influência essencialmente corruptora, que deveria ser minimizada especialmente nosprimeiros anos.Um dos formuladores dessa doutrina foi Rousseau e Jean Piaget é um dos representantes dessa doutrina em nossos tempos.
Para Jean Piaget, as relações adulto-criança são intrinsicamente heterogêneas e se influenciam naturalmente nas relações sócias entre companheiros que podem propiciar o impulso para a maturidade moral que, para Piaget, significa moralidade orientada principalmentepor processos cognitivos superiores.
Doutrina da Tábula Rasa – Esta doutrina supõe que o bebê não é nem corrupto e nem puro, mas uma tabula rasa, infinitamente maleável. A teoria da aprendizagem é descendente dessa doutrina; tem alguns pontos em comum com a doutrina do pecado original; enfatiza a necessidade de intervenção adulta, sem a qual a motivação primária da criança continuaria a ser agratificação de um impulso biológico.
DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER MORAL
TEORIA DE PIAGET – ABORDAGEM COGNITIVO-EVOLUTIVA
Piaget representa para psicologia da inteligência o que Freud representa para a psicologia da afetividade. Estabeleceu o paralelismo entre o inconsciente cognitivo e o inconsciente afetivo.
Para Piaget todo comportamento implica necessariamente uma variável intelectual(estrutural) e outra afetiva (energia).
“Para que a inteligência funcione é preciso um motor que é o afetivo. O interesse, a motivação afetiva é o móvel de tudo” (Piaget).
Afeto inclui sentimentos, interesses, desejos, tendência, valores e emoções em geral.
O aspecto afetivo tem uma profunda influência sobre o desenvolvimento intelectual. Ele pode acelerar ou diminuir o ritmo de desenvolvimento.Ele determina sobre que conteúdos a atividade intelectual se concentrará. De acordo com Piaget, o aspecto afetivo, em si, não pode modificar as estruturas cognitivas (esquemas), embora ele possa influenciar quais estruturas modificar.
Segundo Elkind: “Freud preocupou-se primordialmente sobre como os pensamentos, fantasias e impulsos traduziam-se em ações; Piaget estudou como as ações dascrianças se traduzem em pensamentos. Para Piaget todo o pensamento é a ação interiorizada”.
ALGUNS CONCEITOS DE PIAGET:
ESQUEMAS:
Segundo Piaget são estruturas mentais ou cognitivas, pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio.
Conforme Pulaski (1986), esquema é uma estrutura cognitiva, ou padrão de comportamento ou pensamento, que emerge da integração de unidades...
tracking img