Psicologia do desenvolvimento infantil piaget pia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE PIAGET
Piaget estudou o desenvolvimento cognitivo, que refere-se à mudanças que ocorrem nas habilidades mentais das crianças no decorrer de suas vidas. O indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas cognitivas que o levam ao desenvolvimento da inteligência. A criança é agente de seu próprio desenvolvimento.
Piaget define o conceito de inteligênciacomo um mecanismo evolutivo e, portanto, de origem biológica. É ativada pela ação e interação do organismo com o meio, com outras palavras, é a capacidade de adaptação psicológica ao meio.
O desenvolvimento humano se efetua por meio de um mecanismo auto-regulatório: equilibração progressiva do sujeito com o meio em que ele está inserido. A atividade intelectual acontece para produzir uma relaçãoequilibrada, entre os processos de pensamento do indivíduo e o ambiente (equilibração cognitiva). A equilibração refere-se à estabilidade da organização mental que se modificou para dar conta do objeto. Só o conhecimento permite ao homem um estado de equilíbrio interno que o capacita a adaptar-se ao meio ambiente.
O termo esquema foi usado por Piaget para descrever modelos ou estruturas mentaisque nós criamos para representar e interpretar nossas experiências. Piaget acreditava que todos os esquemas são criados por meio de dois processos intelectuais inatos: a organização e a adaptação.
A organização é o processo pelo qual as crianças combinam os esquemas existentes em estruturas intelectuais novas e mais complexas. É importante ressaltar que apesar dos esquemas intelectuais diferiremmuito nas diversas fases do desenvolvimento, o processo de organização é imutável. As crianças organizam constantemente os esquemas para se adaptarem. Assim o objetivo da organização é a adaptação, que visa um ajuste às demandas do ambiente. Ela ocorre por meio de duas atividades complementares: a assimilação e a acomodação.
A assimilação é o processo pelo qual as crianças tentam interpretar novasexperiências incorporando nos esquemas já existentes, isto é, interpretar o mundo e torná-lo seu. Um exemplo é a criança que só conhece como algo que voa, pássaros. Ao ver um avião no céu, ela tende a chamá-lo de pássaro. A acomodação é o processo de modificação de estruturas mentais existentes para se adaptar a novas experiências; às especificidades do objeto. Piaget acreditava que a assimilaçãoe a acomodação trabalham juntas para promover o crescimento cognitivo.
Para Piaget, a criança constrói seu desenvolvimento a partir de quatro elementos: 1- Maturação; 2- Estimulação do ambiente; 3-Aprendizagem social; 4-Tendência ao equilíbrio.
Piaget está incluído na perspectiva qualitativa do desenvolvimento, ou seja, na visão de que o desenvolvimento ocorre por estágios, ele define 4estágios de desenvolvimento cognitivo: o estágio sensório-motor (do nascimento aos 2 anos), o estágio pré-operatório (dos 2 aos 7 anos), o estágio das operações concretas (dos 7 aos 11 anos) e o estágio das operações formais (dos 11 anos em diante).
ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR (do nascimento aos 2 anos)
Nesse estágio, as funções básicas do desenvolvimento na primeira infância são: conhecimento do própriocorpo e colocação deste corpo entre os demais objetos e pessoas do ambiente. As crianças coordenam as informações sensoriais que recebem com suas habilidades motoras, formando esquemas que lhes permitem “agir sobre” e “conhecer” seu ambiente.
O universo que circunda a criança é conquistado mediante à percepção e os movimentos dos olhos.
Base da inteligência sensório-motora: inteligência prática.Falta função simbólica: falta qualquer representação cognitiva ou conceitual do comportamento ou do ambiente.
Falta a diferenciação sujeito-objeto: falta diferenciação entre objetos externos e o próprio corpo.
Esse estágio foi dividido por Piaget em seis subestágios que descrevem a transição gradual da criança de um ser reflexivo para um ser refletivo:
1. ESTÁGIO I – (0 a 1 mês) –...
tracking img