Psicologia do desenvolvimento: ciclo vital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A juventude e a vida adulta jovem estão divididas em três estágios. Assinale a alternativa abaixo que corresponde a essa classificação:

Resposta
Resposta Selecionada: a.
Saída do lar, ingresso no mundo adulto, transição para a quarta década.

Resposta Correta: a.
Saída do lar, ingresso no mundo adulto, transição para a quarta década.

Feedback da resposta:
De acordo com nossosestudos, estes são os três estágios contínuos em que se dividem a juventude e a vida adulta jovem: saída do lar, ingresso no mundo adulto, transição para a quarta década.

Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos

A juventude ou vida adulta jovem costuma ser denominada de segunda adolescência, adolescência superior ou período de amadurecimento adolescente. É uma etapa de transição até o indivíduo chegar àautonomia e à responsabilidade plena.

De acordo com isso, leia as afirmativas a seguir e responda a questão:

I - Do ponto de vista físico, é a época da plenitude, caracterizada pela junção de força, energia e resistência.

II - Nessa fase, o jovem começa a sentir o peso do passado e sente a lenta aproximação do declínio.

III - Durante esse período, as estruturas intelectuais e moraisatingem o auge, diminuem as mudanças fisiológicas, há a estabilização afetiva, ingresso na vida social plena, início do trabalho ou estudos superiores e também da vida matrimonial.

Assinale a alternativa correta:

Resposta
Resposta Selecionada: c.
Estão corretas I e III

Resposta Correta: c.
Estão corretas I e III

Feedback da resposta:
Na fase adulta jovem ou juventude, comrelação aos aspectos físicos, a pessoa se encontra no auge das estruturas intelectuais e morais. Por volta dos 25 anos, há uma diminuição das mudanças fisiológicas, pois as funções do corpo já estão todas desenvolvidas. Na realidade, pode-se afirmar que as funções corporais se encontram plenas, a força muscular está no seu ponto máximo, bem como a agudeza sensorial. Quanto à estatura, os homens costumamatingir sua estatura máxima por volta dos 21 anos e as mulheres, em torno dos 18 anos. Como já foi afirmado anteriormente, esse período se caracteriza pelo auge das estruturas intelectuais. Além disso, geralmente se dá o início do trabalho e dos estudos superiores. Nesse momento, muitas pessoas começam a modelar seu projeto de vida, sua vocação, colocando suas decisões à prova ou alterando seuplano de vida.

Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos

Analise com atenção o relato abaixo e responda a questão:

Amanda, 14 anos, relata que está muito infeliz: acha que nunca vai conseguir um namorado porque se percebe como a garota mais feia da escola. Diz que suas amigas não são perfeitas: “... sempre tem alguma coisa que está fora: ou é o peito, ou tem celulite, estrias." Mas o caso dela édiferente, afirma que não tem nada de bom: "o meu cabelo é ridículo, a pele cheia de espinhas, o meu corpo, nada de frente, nada de lado...” Amanda chora.

Como compreender as dúvidas e angústias de Amanda em relação ao seu corpo?

I – Na adolescência, as transformações físicas são marcantes, e a sua ocorrência interfere diretamente na estrutura emocional.

II – As mudanças deste período não têmum significado importante no desenvolvimento.

III – Na adolescência, há a redefinição da imagem corporal, consubstanciada pela perda do corpo infantil e da consequente aquisição do corpo adulto.

IV – A estrutura da imagem corporal é determinada pelo ingresso na universidade.

É correto afirmar:

Resposta
Resposta Selecionada: d.
Estão corretas as assertivas I e III.

RespostaCorreta: d.
Estão corretas as assertivas I e III.

Feedback da resposta:
Apenas a I e a III estão corretas, porque realmente, na adolescência, as transformações físicas são marcantes, e a sua ocorrência interfere diretamente na estrutura emocional. Um exemplo disso é a necessidade de se observar no espelho como forma de internalização da imagem (signo do espelho). Este processo leva a uma...
tracking img