Psicologia do cotidiano - analise da praça de alimentação
Este trabalho foi elaborado por alunos do 5° período do curso de Psicologia da Universidade Paulista para disciplina de Psicologia do Cotidiano e Atividades Praticas Supervisionadas.
Trata-se de um trabalho de observação em um local publico e registar os fenômenos observados; escolhemos como local a Praça de Alimentação do Shopping Metro Tatuapé, um dos principais e mais movimentados da região Leste da cidade de São Paulo. Assim como fizemos um levantamento de como se originaram este tipo de comércio e como se dá essa evolução do espaço para atrair as pessoas.
2. ORIGEM DOS SHOPPINGS CENTERS
A origem dos shoppings centers remete à construção do Grande Bazar de Isfahan, no Irã, no século X antes de Cristo. O local tinha dez quilômetros de estrutura coberta. Mais o primeiro shopping oficial foi inaugurado em novembro de 1774, na Inglaterra. O chamado Oxford Covered Market existe até hoje.
O primeiro shopping dos Estados Unidos foi construído em 1828, no estado de Rhode Island. E, no Brasil, os shoppings chegaram apenas na década de 60, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Hoje, praticamente todos os países do mundo têm shoppings centers e existe, até mesmo, uma competição informal para ver quem constrói o maior centro comercial do planeta. Atualmente, o South China Mall, em Dongguan, na China, é o maior shopping center do mundo.
3. SHOPPING METRÔ TATUAPÉ – CENTRO COMERCIAL DA ZONA LESTE
O shopping Metrô Tatuapé é um centro comercial da cidade de São Paulo localizado no distrito do Tatuapé, em sua estrutura, é ligado a um ou outro Shopping através de uma passarela, o Shopping Metrô Boulevard Tatuapé e tem acesso direto à estação Tatuapé do metrô.
Em comunhão, os dois shoppings formam o complexo comercial Tatuapé, este complexo comercial é frequentado diariamente por aproximadamente 150.000 pessoas e tem iniciativas culturais comuns.
Conta com mais de trezentas lojas e uma praça de alimentação. com capacidade para 1.200 pessoas que podem