Psicologia do consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA DO CONSUMO

A decisão de comprar um produto ou serviço é um momento importante para consumidores. Isto significa que as estratégias de marketing devem ser inteligentes, eficazes edirecionadas ao mercado-alvo de acordo com o conhecimento percebido da maneira que cada consumidor obtém seus produtos ou serviços. Dentro deste contexto, uma análise das influências no processo de comprados consumidores finais - o que pensam, como agem, quem influencia suas decisões - passa a ter uma importância fundamental.
O processo de compra não é mais visto apenas como uma série de fatoresracionais. Na hora da escolha,o consumidor desenvolve cada vez mais uma relação afetiva e de identificação com os produtos.
Vamos supor que uma pizza em um restaurante custa R$ 30. No entanto, orestaurante apresenta o preço de R$ 29,99.
Este é um tipo de estratégia que gera uma simplicidade básica no pensamento de compra do ser humano em querer economizar e pensar que existe o mesmo produtopela mesma qualidade sendo que mais barato, dando a entender que se o consumidor comprar o produto concorrente, estará de forma sendo menos inteligente.

O entendimento do comportamento humano sefaz através do diagnóstico de suas necessidades, visto que todo o processo de tomada de decisão baseia-se na percepção das necessidades satisfeitas. As necessidades psicológicas surgem de estados detensão psicológicos, como necessidades de reconhecimento, valor ou integração.
Uma necessidade passa a ser um motivo quando alcança um determinado nível de intensidade. Um motivo é uma necessidadeque é suficientemente importante para levar a pessoa a agir, a maneira como ela age é influenciada pela percepção que ela tem da situação.

O convívio cultural é visto como a personalidade de umasociedade evidenciando e assimilando aprendizados, valores percepções e preferências de uma organização ou sociedade. Nela inclui-se grupos com seus próprios modos de comportamento, e classe social,...
tracking img