Psicologia des humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADOLECENCIA[1]


Patricia Paim[2]; Soraia Godoi2; Tiago Solner2.
Ms. Elisiane Machado Lunardi[3]


1 INTRODUÇÃO
O que é a adolescência? Segundo Papalia é possível que o inicio da adolescência , a saída da infância seja o período mais intenso de todo o ciclo da vida; sendo que o jovem busca oportunidades novas sem medo de arriscar e autonomia . Algo que podemosobservar na passagem da infância para adolescência é a aparência do jovem , nas meninas os seios começa a desenvolver , nos meninos sua voz torna mais grossa ,pelos no corpo dentre outras mudanças; mas uma das fases que mexe com o emocional, cognitivo e social e a saída do nono ano do ensino fundamental para o ensino médio.
Este é um período de rápidas mudanças físicas,sexuais, sociais e intelectuais.
Entrada na puberdade (desenvolvimento das características sexuais secundárias): menarca, desenvolvimento dos seios, pelos axilares e púbicos, expansão do tórax, mudança de voz, desenvolvimento muscular. Geralmente mais cedo (em geral 2 anos) nas meninas.
Tem-se um crescimento acelerado da estatura que atinge o máximo do tamanho adulto ao final deste período.
Amasturbação é quase uma prática universal entre os meninos e menos comum entre as meninas.
Ocorrem apegos intensos a pessoas do mesmo sexo (homossexualismo transitório tanto em meninos quanto meninas) e evolução para interesses e atividades heterossexuais nos dois sexos.
É o auge do desenvolvimento atlético e acadêmico.
Entretanto, têm-se sérios problemas de saúde na adolescência comoobesidade ou anorexia, tabagismo, drogas, alcoolismo, gravidez indesejável, acidentes de carro são os principais problemas deste período.
Por isso o presente trabalho, tem por objetivo inicial mostrar cada passo desta etapa marcante na vida do ser humano, além de realizar uma pesquisa com professores de escolas, para verificar como proceder com esses alunos nesta fase.



2 DESENVOLVIMENTODesenvolvimento da linguagem:

Ocorre a aquisição de construções gramaticais complexas.
E, especialmente, observa-se o uso de gírias próprias do grupo de amigos.
O adolescente tem grande prazer com livros, revistas, jornais, escrita e diários. Atualmente, via internet.

Desenvolvimento cognitivo:

Piaget - Período operatório formal
Neste momento tem-se o domínio da habilidade emaplicar regras lógicas e raciocinar frente problemas abstrato e hipóteses.
Há a habilidade para compreender o conceito de probabilidade.
O adolescente é capaz de julgar muitas variáveis ao mesmo tempo e "pensar sobre o pensar".
A preocupação com os próprios pensamentos nesta fase leva o adolescente a assumir que qualquer um vê as coisas da mesma maneira (egocentrismo adolescente).
Raciocínio dotipo hipotético-dedutivo: "o que poderia ser".

Desenvolvimento afetivo e social:

O papel das amizades é fundamental sendo fonte de segurança e de status social. São mais íntimas e deixam de serem os amigos escolhidos pelos pais para serem pessoas desconhecidas do ambiente familiar (muitas vezes gerando preocupações à família).
A conformidade (agir de acordo) com o grupo tornam-se muitoimportante e é fundamental ser aceito dentro dele.
Ocorre a consolidação da autoimagem e o estabelecimento de uma identidade pessoal: noção de quem é, para onde está indo e quais são as possibilidades de chegar lá.
Também é o momento da reavaliação das normais sociais e valores, período de intenso idealismo e descoberta de valores abstratos como liberdade, beleza, privacidade, democracia,etc.
Não podemos nos esquecer da ambivalência do adolescente: deseja a liberdade, mas não gosta de assumir a responsabilidade a ela inerente!
O adolescente formula conceitos de amor e procura por intimidade. Tem suas primeiras experiências sexuais e ocorre o estabelecimento da orientação sexual.
Quais as tarefas do ambiente junto ao adolescente?
Prover condições para que as necessidades do...
tracking img