Psicologia de um vencido.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
o soneto Psicologia de um Vencido, de autoria de Augusto dos Anjos.

Observando o sentido das palavras que definem o eu lírico, o que podemos concluir sobre a visão que o eu lírico transmite delemesmo?

O poema esta escrito em 1ª pessoa, demonstra sentimento de tristeza e sofrimento ao escrever: “Sofro desde epigênese da infância”, há presença de pessimismo e angústia por causa do fimtriste de todo homem. Há também subjetividade demonstrando certo grau particular naquilo que escreve, mostra-se como estivesse dentro da matéria, através de termos científicos revela que há apenas adimensão material, não acreditando em alma ou espirito.


A significação entreescuridão e rutilância faz paradoxo entre claro e escuro, ou seja, entre bem e mal, é como se fosse a sombra representandoa morte e a luz representando a vida.

A relação de significação ajuda a qualificar o eu lírico através sentimentos íntimos de uma pessoa que tem plena certeza de que irá morrer, na verdade é umarealidade entre carne e a morte, dando significado de ida para lugar nenhum e que a morte é apenas a destruição da matéria viva, sendo este, o que todo ser humano tem como destino final.

O cenáriodo eu lirico do poema demonstra ser em um leito hospitalar, e isso se torna evidente quando ele escreve: “Profundissimamente hipocondríaco. Este ambiente me causa repugnância. Sobe-me a boca umaânsia análoga a ânsia. Que se escapa da boca de um cardíaco”. Crê que este hospital representa o mundo, um ambiente onde há tristeza e que tem muitas pessoas que desconhecem sua própria dor, se espelhandoentão através de fatos científicos em uma tentativa de justificar seu infeliz fim.

Os sentimentos que invadem o eu lírico presente no poema: tristeza, pessimismo, repugnância, dor, conformismo,angústia, materialismo e pavor da morte.

O tipo de prosódia semântica que predomina no poema é o predomínio da prosódia semântica negativa, pois demonstra através do poema de que tudo leva para o...
tracking img