Psicologia de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
PORTIFÓLIO VIRTUAL

ANA CAROLINA DE OLIVEIRA RA: 3345567842
GIOVANA APARECIDA MORANDINO ESCOBAR DOS SANTOS RA: 3338543179
PATRICIA KAZUE HIRAKI RA: 3385576978


Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão dadisciplina “Psicologia da Aprendizagem”, sob orientação do professor-tutor a distância Ana Paula Barramansa.



PINDAMONHANGABA
2012



SUMÁRIOApresentação.................................................................................................................. 2
1. A Psicologia e a Pedagogia Caminham Juntas ....................................................... 3
2. Tabela: Aspectos Significativos de Cada Teoria da Aprendizagem ..................... 4
2.1 Significações e empregabilidade das teorias estudadas ....................................... 53. Fatores que Interferem no Desenvolvimento dos Seres Humanos .........................6
4. Contribuição dos Jogos na Educação ...................................................................... 8
4.1 Jogos: Descrição, Desenvolvimento e Contribuição para a Educação ............. 10
5. ConsideraçõesFinais................................................................................................ 12
6. Referencias Bibliográficas....................................................................................... 13APRESENTAÇÃO

Este portifólio terá em seu contexto um estudo da relação e dos modos que a Psicologia da Aprendizagem se relaciona com a Pedagogia.
Um breve texto mostrando que a Psicologia e a Pedagogia, são peças importantes no desenvolvimento da criança no seuperíodo inicial, e por isto uma está sempre relacionada a outra. Mostraremos também como podemos estimular a criança e dar a ela mais interesse com as atividades empregadas em sala de aula pelo professor, apontando ao próprio professor como lidar e resolver problemas com aquela criança que não consegue aprender os conteúdos dados.
Relacionaremos com grandes estudiosos da educação –Ausubel, Piaget e Vygotsky – as teorias que por eles desenvolvidas com o dia-a-dia em sala de aula, cada teoria nos trará grande conhecimento e aprimoramento no que se diz respeito a Educação infantil.
Com os jogos interativos e educacionais poderemos concluir que a aprendizagem se fará com mais interesse, com mais prazer para uma criança, pois bem sabemos que a criança tem o direito debrincar e por que não fazer da brincadeira um modo de aprendizado.
Esperamos que com estes assuntos possamos mostrar que a Educação não é só um direito e dever de todos e sim é um importantíssimo caminho que todos devemos trilhar para um futuro promissor.


1-
A Psicologia e a Pedagogia Caminham Juntas.

Entende-se que toda a importância, que todo oenfoque dado à aprendizagem significativa não seria para tanto em vista que na história do pensamento educacional, já partiu desta mesma teoria; talvez de forma diferente mas com a mesma tese ou seja partindo dos próprios conhecimentos do aluno e dos seus próprios meios de aprendizagem.
Sendo assim a tão discutida hoje aprendizagem significativa antecedentes; ou seja, a aprendizagem partia...
tracking img