Psicologia da saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Doenças psicossomáticas
Doenças de fundo emocional são estudadas há muito tempo pela psicologia, a psicossomática é um tema fascinante e trata da intercomunicação mente x corpo.Muito se fala sobre o poder de nosso cérebro sobre a saúde e nos faz pensar: já que somos “poderosos” em criar doenças será que podemos aplicar este poder na cura das doenças? Seu cérebro pode ser o seu própriomédico?Doença psicossomática e Somatização se referem a aspectos diferentes do mesmo ponto: a influência da mente sobre a saúde de nosso corpo
“Isso é coisa da sua cabeça”
“Você não tem nada, é psicossomático, está apenas somatizando”.
Muitos usam essas frases como acusação contra as pessoas que passam por doenças psicossomáticas.Mas saiba que o fato de possuir doença psicossomática ou passar porsomatização não significa que não há doença. Isso é injustiça com a pessoa que passa por sofrimentos e doença real.
Alguns dizem que somente três modalidades das doenças não são de origem psicossomática:
-Congênitas: quando a pessoa nasce com uma má formação ou deformação.
- Ambiental: Quando ações externas são causadoras de doenças como impactos, gazes, radiação, vírus, etc.
- Genética: Quando apessoa recebe de seus pais genes relacionados à doenças.
Mas na realidade apenas um psicólogo ou psiquiatra pode diagnosticar corretamente se sua doença tem origem psicossomática ou não.
Doença psicossomática ou somatização: Qual a diferença?
Somatização:
Presença de sintomas físicos mas não há doença orgânica. A causa destes sintomas é emocional. Por exemplo: Na síndrome do pânico a pessoaapresenta sintomas organicos idênticos ao ataque do coração, ou à problemas intestinais, mas o médico não detecta cardiopatia alguma em seus exames.
Doença Psicossomática:
Presença de alterações clínicas detectáveis por exames de laboratório, ou seja, o corpo da pessoa apresenta danos físicos. É uma doença orgânica, mas com causa psicológica. Em situações de forte estresse emocional o corpo reagecomo que “informando” que algo não está bem.
Alguns exemplos:
Pele – irritação, alergias, coceiras, vermelhidão .
Estômago – má digestão, enjôos, vômitos, azia.
Intestino – diarréia.
Garganta – Irritação, tosse, dificuldade para respirar, dor e inflamação.
Sistema imunológico - gripe, herpes, etc.
Cabeça - dores, enxaqueca.
Poder da mente?
O que a psicologia e o processo de psicoterapianos mostra é que se a mente pode produzir algo ruim também pode ter a capacidade de reverter. Alguns chamam isso de poder mental, mas não se trata de nada esotérico, mas apenas da capacidade que todos temos de influenciar nosso corpo, e já que você faz isso involuntariamente que tal aprender a “dominar” sua saúde física e mental?
Conte sempre com um psicólogo para acompanha-lo neste processo.Toda doença tem fundo emocional?
Não, mas existem correntes que defendem esta idéia. Creio ser um pouco exagerado considerar que toda vez que ficamos doentes teremos nossa cabeça como a responsável. Nosso corpo funciona independente de nosso pensamento e intenção, seu coração bate, seu sangue circula quer você queira ou não. A única ponta de verdade que consigo ver na afirmação de que toda doençatem fundo emocional é que toda pessoa angustiada, nervosa, preocupada, triste, irada, enfim com emoções negativas, terão seus sistemas imunológicos abalados pelo stress. Com o sofrimento emocional e psicológico seu corpo produz cortizol, o hormônio do stress e com a repetição desta descarga hormonal seu organismo vai ficando cada vez mais e mais debilitado a ponto ficar doente.Mas o inverso éverdadeiro, ou seja, toda vez que sua saúde física estiver abalada você sofrerá conseqüências emocionais e psicológicas. Quando uma pessoa descobre que tem câncer ficará abalada emocional e psicologicamente. Se ela não tiver ajuda para se controlar emocionalmente poderá ter sua resistência prejudicada e interferir em sua recuperação. Por isso é muito importante o acompanhamento psicológico nos...
tracking img