Psicologia da saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PITÁGORAS DE TEIXEIRA DE FREITAS
CURSO – PSICOLOGIA

PSICOLOGIA DA SAÚDE

TEIXEIRA DE FREITAS/BA
2013

PSICOLOGIA DA SAÚDE

Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas/BA, na disciplina de Psicologia, Ciência e Profissão, como pré-requisito avaliativo. Orientação da professora Thais Vargas.


TEIXEIRA DE FREITAS/BA
2013SUMÁRIO

I INTRODUÇÃO
A Psicologia da Saúde é uma especialidade psicológica bem recente, que visa melhor entender as questões relativas à saúde. Ela se preocupa com a compreensão pedagógica, científica e específica da Psicologia, sustentando o objetivo de instrumentalizá-la no desenvolvimento e na preservação da saúde, na profilaxia e na cura das enfermidades, na apuração das causas e nadeterminação precisa das doenças que acometem os pacientes, e também na melhoria da qualidade das políticas de Saúde.
Este campo do conhecimento resgata a visão do Homem como um todo, no qual é impossível dissociar a mente do organismo. Podendo ser realizado em distintos e variados contextos, como: hospitais, centros de saúde comunitários, organizações não-governamentais e nas próprias casas dos indivíduos. APsicologia da Saúde também poderia ser compreendida como a aplicação da Psicologia Clínica no âmbito médico.
Fundamentado seu trabalho principalmente na promoção e na educação para a saúde, intervindo com a população em sua vida cotidiana antes que haja riscos ou se instale algum problema de âmbito sanitário. O trabalho é multiplicador, uma vez que capacita a própria comunidade para ser agentede transformação da realidade, pois aprende a lidar, controlar e melhorar sua qualidade de vida. Dessa maneira, torna-se evidente que a Psicologia da Saúde dá ênfase às intervenções no âmbito social e inclui aspectos que vão além do trabalho no hospital, como é o caso da Psicologia Comunitária.

FALTANDO TERMINAR (ALINE)

2 QUADRO TEÓRICO
2.1 O SISTEMA DE SAÚDE NO BRASIL
O sistema de saúde noBrasil é um sistema público marcado pelo modelo curativo, com pouco desenvolvimento quanto aos componentes de promoção e prevenção, este último fica restrito as ações de vigilância epidemiológica e sanitárias.
Com objetivos prioritários de universalizar o atendimento, redefinir os princípios de integração, integralidade, hierarquização, regionalização do sistema de saúde e controle social, alémde objetivar uma maior agilidade na maquina administrativa, em 1987 foi criado o Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS), dando origem logo depois ao Sistema Único de Saúde(SUS), onde se daria a descentralização da Saúde pública, ficando a responsabilidade no primeiro plano para os Municípios e num segundo plano para os Estados, onde a implantação se daria através de convênio.
Nopercurso de criação e desenvolvimento do SUS foi criado o PNH – Política Nacional de Humanização da atenção e gestão do SUS, com o objetivo da valorização da dimensão subjetiva e coletiva em todas as praticas de gestão do SUS, fortalecendo o compromisso com os direitos da cidadania e controle social.
Uma das diretrizes para o fortalecimento dos direito a cidadania e controle social é a clínicaampliada, sendo um estimulo para as diferentes praticas terapêuticas, entre elas a psicologia. As preocupações com o setor de saúde dentro da perspectiva de promoção e prevenção da saúde são muito recentes, deve ser destacada como eixo principal para o atendimento a saúde, pois o adoecimento depende de fatores de risco e de hábitos do individuo que constituem uma das maiores preocupações da saúdemundial.
Esta nova forma de pensar e transformar a intervenção dos psicólogos no sistema de prestação de cuidados a saúde foi sugerida pela psicologia de saúde critica, preocupada em analisar como as relações de poder, a economia, e os processos sociais influenciam na saúde, no sistema de saúde e na própria psicologia da saúde.
Nesta perspectiva onde o Psicólogo é parte do sistema de prevenção e...
tracking img