Psicologia da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA



PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO







Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da educação”, com base nas informações e explicações passadas por Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho, tutora dadisciplina.
Sob orientação do professor-tutor a distância Mirna Elisabeth Jacob.




TAGUATINGA-DF, 15 de setembro de 2012.

TRÊS ASPECTOS IMPORTANTES DA TEORIA DE FREUD PARA SE PENSAR A APLICAÇÃO DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO:


Sigmund Freud nasceu em 1856, na cidade de freiburg, Moravia, veio de uma família judia e viveu em Viena boaparte da sua vida. Sigmund Freud sempre se preocupou em estudar manifestações de desequilíbrios humanos. Procurando ajudar no desenvolvimento das crianças e entender situações de desequilíbrio, Freud desenvolveu suas teorias baseando-se em seus próprios pacientes, podemos citar três aspectos importantes para a psicologia na educação.

Teoria da personalidade: Freud acreditava que muito podiase conhecer de seus pacientes, através de seus relatos, com sonhos, fantasias e lembranças, com isso desenvolveu a teoria sobre a estrutura da personalidade. Sigmund Freud percebeu com sua teoria que a criança passa por diversas fases no decorrer de seu crescimento. A fase do ID que é o principio do prazer. O id não se preocupa com a realidade, quando quer algo ele só que satisfazer suasvontades. Com o desenvolvimento da criança a 2 parte da personalidade começa a desenvolver, ou seja o ego começa a se desenvolver,o EGO é o principio da realidade,onde as questões morais,religiosas impostas pela sociedade começa a nos limitar. E por último o SUPEREGO onde já temos autocontrole, diferenciar o certo do errado. Podem-se melhorar as práticas educativas, prevenindo de sofrimento futuros.Origem das neuroses: Todos nós temos desejos reprimidos no nosso inconsciente (id), interferindo em nosso inconsciente (ego) e isso ás vez traz sentimento de culpa, mas com a ajuda da psicanálise um professor pode entender melhor uma criança e o porquê de tais sofrimentos, traumas vindos da infância, contribuindo para seu melhor desenvolvimento.




Teoria do desenvolvimentopsicossexual: Freud não acreditava que um professor pudesse mudar a personalidade de um aluno, mas uma das tarefas da educação escolar é contribuir para formação da personalidade de uma pessoa. Cabe ao professor entender o que passa com seu aluno orientado pelos conhecimentos psicanalíticos, procurando ajudar. A psicologia pode ajudar muito um professor em sala de aula, e a tarefa de educar não ficasó em livros e cronograma escolar, tem que existir a relação aluno-professor. As teorias de Freud podem ser aplicadas ainda hoje na educação, certamente serão descobertos problemas emocionais lá do passado, desejos reprimidos ajudando na melhor formação de um cidadão. Freud fez importantes descobertas das experiências infantis, apontou os primeiros anos da infância até os 5 anos, que são decisivosna constituição do psiquismo do sujeito. Isso porque esses anos correspondem ao primeiro surgimento da sexualidade. Ele se preocupou em ajudar para que os costumes morais através de proibições não trouxessem danos para a mesma. O professor tem o compromisso de não ser só um educador, mais sim atingir o Maximo da educação em seu todo.

TRÊS ASPECTOS RELEVANTES PARA A TEORIA DE JEAN PIAGET PARASE PENSAR A APLICAÇÃO DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Sir Jean William Fritz Piaget nasceu no dia nove de agosto de mil oitocentos e noventa e seis e faleceu no dia dezesseis de setembro de mil novecentos e oitenta. Foi um epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, defendeu a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética, teoria...
tracking img