Psicologia da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O NOVO PARADIGMA EM EDUCAÇÃO
“A importante mudança de um país de mede pela sua capacidade de gerar informações” – Frederic Lito – Coordenador da escola do Futuro da USP/SP.
Amudança de uma sociedade industrial para uma sociedade baseada em informações não tem sido acompanhada pelo sistema educacional mundial.
O mundo mudou e a educação deve acompanhar astransformações. Hoje em vez de pedir que o aluno decore as informações, é mais importante ensiná-lo a navegar nestas informações.
O velho paradigma para a educação não funcionamais e sua perpetuação cria uma situação na qual a escola engessada em programas fixos é, cada vez mais, irrelevante para o aluno e para a sociedade. O novo paradigma é compatível coma natureza do mundo atual. Hoje, temos uma avalanche de informações; a ciência produzindo velozmente; a velocidade de mudanças e informações; interdisciplinaridade do conhecimentocientífico/técnico/humanístico; novos valores e, consequentemente novos comportamentos; novas formas de apresentação e recuperação de conhecimentos.
A escola atual deve estar voltadapara o futuro, superar ideias ultrapassadas, criar ambientes apropriados para a aprendizagem – ambientes pedagógicos feitos para estimular a descoberta. Nestes ambientes os alunosdevem construir os seus conhecimentos.
Finalizando, uma dica para reflexão sobre os novos aspectos que os educadores têm a considerar, baseados na Educação para o século XXI e quecorresponde a uma visão de mundo que precisamos encarar:

-------------------------------------------------
“ O meu interesse está no futuro, pois é lá que vou passar o resto daminha vida” – Charles Howard
-------------------------------------------------
“O fim de educação é desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que seja capaz” – Kant.
tracking img