Psicologia da educação matemática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA


INTRODUÇÂO

O que me induziu à realização deste estudo foi o imenso gosto e interesse pela Psicologia e as experiências adquiridas na Educação Matemática. Fatores importantes que contribuíram decisivamente para que isso fosse possível: O primeiro, refere-se à disciplina Psicologia da Educação cursada no início da graduação em Licenciatura em Matemáticae as dificuldades que fui encontrando no meio do meu trabalho, e além disso, algumas pesquisas realizadas por mim ao longo do meu percurso.

O objetivo deste trabalho é o avanço da ciência matemática, colaborar, orientar acadêmicos, bolsistas de iniciação cientifica e profissionais que trabalham com a educação matemática a melhor entender os fatores psicológicos que contribui para oaperfeiçoamento da ciência matemática.

Mas enfim, o que é psicologia da educação matemática? E o que ela pode oferecer de melhoria nesta ciência?

Segundo Falcão (2003), o grande marco do surgimento da Psicologia da Educação Matemática aconteceu em 1976 com o grupo internacional Psychology of Mathematics Education (PME), por ocasião do III International Congress on Mathematics Education (ICME),realizado em Karlshure (Alemanha). É importante lembrar que vários pesquisas desta linha já tinham sido publicados nesta época, embora ainda não pertencessem categoricamente a este grupo. A Psicologia da Educação Matemática surge de um esforço da Psicologia (ou de algumas de suas ‘psicologias’) no sentido de oferecer suportes para a teorização no âmbito da Educação Matemática.
Nesta pesquisabibliográfica, vou tentar realizar um breve levantamento em relação a Psicologia da Educação Matemática. Para isso, realizei um balanço entre pesquisas, considerando artigos publicados, monografias, dissertações e teses defendidas no decorrer dos anos.

O primeiro passo para a realização desta pesquisa foi consultar varias teses defendidas sobre este tema. Localizei vários trabalhos na área deEducação Matemática com enfoque na Psicologia. Destes, uma rica fonte de pesquisa foi a tese de doutorado de Fiorentini (1994), na qual realiza um balanço das pesquisas brasileiras em Educação Matemática. Esse autor cita 31 resumos de trabalhos referentes à Psicologia e Educação Matemática.

Após o conhecimento de vários trabalhos obtive algumas conclusões, onde percebe que a psicologia damatemática vem despertando a curiosidade de vários pesquisadores desde muitos anos onde obtive o conhecimento de grandes marcos importantes da Psicologia da Educação Matemática no Brasil.

Embora tenham sido encontradas varias pesquisas diferenciadas que podem ser caracterizadas com interacionismo-construtivismo, por adotarem como referencial teórico os estudos da Psicologia da aprendizagem dePiaget e Vygotsky, apenas uma foi considerada a mais pertinente a esta categoria. Trata-se da dissertação de mestrado (SILVA, 1995) realizada na UFGO que analisa o processo ensino-aprendizagem das operações matemáticas com professores e alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. O autor observou que os alunos não desenvolveram um aprendizado lógico e compreensivo. Este estudo abordaaspectos da aprendizagem e não aspectos cognitivos, apontados em algumas pesquisas.

Como venho vivenciando no campo de pesquisa as dificuldades encontradas pelos alunos juntos ao aprendizado das series iniciais do ensino fundamental dos alunos no qual pude perceber que muito das dificuldades vem junto ao psicológico emocional ou decepção vivenciada no decorrer de seu percurso deensino-aprendizagem da linguagem Matemática, construindo o seu conhecimento segundo as diferentes etapas de desenvolvimento cognitivo; um bom ensino nesse nível é fundamental. O processo de ensino e aprendizagem da Matemática deve ser bem trabalhado nas escolas, para que futuramente os alunos não apresentem dificuldades graves, quanto a construção do pensamento lógico-abstrato.
| |...
tracking img