Psicologia da educação - filme babies

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Uniara

Trabalho de Psicologia na Educação.
Docente: Ana Carolina.
Tema: Filogênese, Ontogênese e Sociogênese em paralelo com o filme “Babies”.
Aluna: Lumena Rhayssa dos Santos.
Código: 01213-061
Pedagogia 1° Ano.

29 de Abril de 2013.
Introdução:
O Trabalho a seguir se tratade uma pesquisa a respeito de 3 aspectos que em interação foram apontados como fundamentais por psicólogos, nos estudos do desenvolvimento do ser humano; a Filogênese, a Sociogênese e a Ontogênese. Após a exibição do filme “Babies”, esses aspectos são notados com mais facilidade, e as semelhanças e diferenças de cada ambiente, desenvolvimento e vivencia dos bebês se resaltam.

Conceitos:Filogênese: Refere-se á história de evolução de uma determinada espécie, ela permite olhar para nossa espécie como sendo diferente e como possuidora de especialidades importantes que a tornam única. Graças a Filogênese é que as atividades tipicamente humanas são possíveis.

Ontogênese: refere-se a história do desenvolvimento individual de um individuo, desde sua concepção até sua forma adulta, em outraspalavras, são momentos específicos pelo o qual passamos.

Sociogênese: refere-se a história dos grupos sócias. É o meio em que os indivíduos vivem e, mais que isso, a inter-relação homem-mundo, sua formação, suas práticas, sua cultura. A Filogênese e a Ontogênese só fazem sentido se levarmos em consideração a Sociogênese.

Filme “Babies”
Sinopse:
O filme Babies (2010) dirigido por ThomasBalmès, é um documentário que testemunha, sem narração, o 1º ano de vida de quatro pequenos seres humanos, cada um de uma parte distinta da Terra. Ponijao é um menino namibiano, Mari é uma menina japonesa, Bayar é um menino mongólico e Hattie é uma menina norte-americana.
Acompanham-se diversos momentos da vida das pequenas crianças, desde o nascimento, passando pelas primeiras palavras até osprimeiros passos. Os quatro bebês comovem o espectador, como é comum com adultos contemplando infantes desse tamanho e idade. O cineasta escolhe momentos pitorescos e os encaixa com cenas que mostram especificidades culturais, de hábitos e costumes.
As situações diferentes que assistimos durante o filme nos mostram a diversidade de condições em que os seres humanos podem se criar e viver, sem deixarde se constituírem como plenas criaturas da mesma espécie.

A Filogênese presente em “Babies”.
- Para que Ponijao, Bayar, Mary e Hattie pudessem coordenar os movimentos com seus “brinquedos”, girar, saltar, comunicar-se através de suas expressões, imaginar fantasias infantis e utilizar objetos dando-lhe funções simbólicas; Foi necessário antes ocorrerem transformações e alterações, que com opassar dos séculos foram introduzidas ao código genético humano.
- Quando os 4 bebês dirigiam o olhar para um objeto e estendiam as mãos para apanha-lo (coordenação visomotora). Quando Bayar se apressa para sair do lugar ao ver que as vacas se aproximavam (coordenação visoespacial e cinética) e capacidade de memorizar e planejar de Ponijao quando ele anda com a lata em cima da cabeça.
- Os sonsguturais dos bebês, acompanhados de gestos ou expressões faciais especificas, passaram a sinalizar determinadas situações, como quando Hattie estava desconfortável no colo do adulto ou fazendo outra atividade. Além, é claro, de sinalizações dos estados emocionais, por exemplo, quando Mary expressou frustração ou raiva ao não conseguir manter o brinquedo em pé.
- Tanto Mary, Ponijao, Hattie ouBayar passaram a se colocar eretos e serem bípedes após antes engatinharem, capacidade esta, também adquirida pela evolução da espécie.
- Todas essas capacitações foram possibilitadas através da evolução e do que se foi percebido e aprendido pelos antepassados: identificar, comparar, classificar, agrupar, memorizar, planejar. Trata-se de aquisições anatômicas, fisiológicas e comportamentais que...
tracking img