Psicologia da dor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Superior de Línguas e Administração

O tratamento da dor: A dor crónica

Discente: Patrícia Isabel Valente dos Santos, nº: 207085

Leiria
2011

Instituto Superior de Línguas e Administração



O Tratamento da Dor: A dor crónica



Trabalho Apresentado ao Módulo de Psicologia da Saúde
Sob a Orientação do Professor António Frazão




Discentes:Patrícia Isabel Valente dos Santos, nº: 207085

Leiria
2011
Índice

Introdução……………………………………………………………………………… 4
Contextualização………………………………………………………………………..4
Dor aguda VS dor crónica……………………………………………………………....5
O impacto da dor crónica……………………………………………………………….6
Conceptualizações da dor crónica………………………………………………………8
Psicologia da dor……………………………………………………………………….11Avaliação………………………………………………………………………………13
A importância da unidade de dor……………………………………………………....15
A equipa multidisciplinar……………………………………………………………...15
A intervenção………………………………………………………………………….16
Conclusão…………………………………………………………………...….……. 20
Bibliografia…………………………………………………………………………….21

Introdução
“A dor é um fenómeno fisiológico de importância fundamental para a integridade física do indivíduo.” (Direcção Geral de Saúde, 2008, p.1)Desde que é estabelecida uma passagem da dor aguda para a dor crónica, esta começa a ter uma designação se síndrome em vez de sintoma, constituindo uma doença real. Se a dor não for tratada o doente foca-se nela, podendo evoluir para um quadro de incapacidade. (Dias, 2007)
“A dor crónica é um fenómeno complexo e constantemente especulativo nas vertentes físicas, psíquicas, sociais e comportamentais(…).” (Dias, 2007, p1)
Este trabalho situa-se no âmbito da Psicologia da Saúde e tem como objectivo principal abordar a temática da dor crónica, o controlo da mesma e o seu tratamento.

Contextualização
Segundo a DGS (2008), para além do sofrimento e de uma redução na qualidade de vida que a dor causa, esta também provoca modificações fisiopatológicas que contribuem para o aparecimento deco-morbilidades orgânicas e psicológicas e podem levar à perpetuação do fenómeno doloroso.
As pessoas são capazes de sentir dor, pelo menos, a partir do nascimento. Desde cedo que ficamos familiarizados com a dor, quer seja através de um corte, de uma queimadura ou de um joelho esfolado. (Nezu, Nezu & Geller, 2003)
Todos reconhecemos o que é a dor e muitos de nós, ao tentar defini-la,percebemos que interiorizámos o seu significado de forma intuitiva. Isto, em grande parte, deve-se à subjectividade inerente à experiência de dor. (Dias, 2007)
Segundo a Associação Internacional de Estudos da Dor (IASP), a dor é “uma experiência sensorial e emocional desagradável, que é decorrente ou descrita em termos de lesões teciduais.” (Dias, 2007, p.2)
Segundo George (2008), para além do grandeimpacto que a dor tem no indivíduo, a dor representa, muitas vezes, um fardo para os familiares e/ou cuidadores do doente, representando uma perda dificilmente quantificável para a sociedade em geral.
A dor é importante no desenvolvimento do ser humano assumindo a função inicial de informar a sobre a existência de um perigo ou instabilidade do organismo. O problema reside quando a dor permaneceapós a eliminação do que a causou. (Dias, 2007)
Segundo Capela e Loura (2003), “a dor é uma sensação subjectiva e a sua gravidade e qualidade como experiência num indivíduo são dependentes de uma complexa mistura de factores intra-pessoais, inter-pessoais e biológicos.” (p.30)
Todas as experiências vívidas do passado individual interagem com as redes neuronais e com as formas de respostapré-programadas. (Capela & Loura, 2003)
Dentro dos factores intra-pessoais, temos que nos primeiros anos de vida, os eventos psicodinâmicos, podem manifestar-se na forma como vão processar a doença e outros tipos de sofrimento. Os factores inter-pessoais, dizem respeito aos comportamentos que podem ser inibidos ou reforçados como por exemplo, obter ganhos secundários em...
tracking img