Psicologia da arte (l.s. vigotski)

Páginas: 4 (986 palavras) Publicado: 22 de fevereiro de 2013
PSICOLOGIA DA ARTE (L.S. VIGOTSKI)


A Psicologia da arte, salta à vista a preocupação sistêmica que acompanha toda reflexão do autor. Decorre da relação direta ou mediata do homem comointegrante desse cosmo físico, cultural e social. A psicologia não pode explicar o comportamento humano ignorando a reação estética suscitada pela arte naquele que a frui. Diz respeito a relações ereciprocidade entre o homem e o mundo às representações que o homem faz do mundo.
A estética pode ser definida como disciplina pertencente ao campo da psicologia aplicada, “a arte é o social emnós”.
Entende Vigotski que o pensamento se realiza na palavra, forma-se na palavra e no discurso de comunicação social em cuja a verbalização dá-se o processo de transição de um sentidosubjetivo, ainda não verbalizado e só inteligível ao próprio sujeito, para um sistema de sentidos ou significações verbalizado e inteligível a qualquer ouvinte.
Vigotski discute a arte comoconhecimento, ao discutir a teoria da figuração de Potiebnyá e sua escola, párea quem a poesia e a prosa são acima de tudo um mundo de pensamento e conhecimento, Vigotski discorda dessa concepção, queconsidera redutora, qualificando-a de teoria puramente intelectual que reduz a arte a mero exercício intelectual, enfatiza apenas as operações do pensamento e despreza tudo o mais por considerá-la fenômenosecundário na psicologia da arte.
Vigotski aponta para o fato de que os formalistas, a pretexto de combater uma doutrina psicológica barata e popular da arte, acabam de fato renunciando acontribuição de qualquer psicologia para a construção da teoria da arte.
Vigotski rejeita a psicanálise como método de análise das artes. O que não aceita é o reducionismo que tenta explicarintegralmente a arte a partir do pequeno circulo da vida de um individuo, por entender que a explicação deve partir do grande circulo da vida social.
Ao contrário da decantada harmonia entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia
  • Vigotski e os fundamentos de uma psicologia marxista
  • A ESCOLA DE VIGOTSKI: PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
  • arte e psicologia
  • Psicologia e arte
  • Psicologia e Arte
  • Psicologia e arte
  • Psicologia é arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!