Psicologia da aprendizangem

924 palavras 4 páginas
Antes de apresentar o laudo gostaria de deixar uma orientação aos pais que consideram vantagem a criança estar em uma série “adiantada” em relação à idade cronológica e para isto costuma “conversar” com o professor e/ou diretor de escola utilizando-se de influência etc… para o filho “passar de ano”.

Existe a maturidade ou idade mental e este tipo de avaliação é muito importante para a adaptação da criança na turma, ou seja, uma criança tende a “pensar igual” ás demais da mesma idade, no entanto, é comum a preocupação sobre a criança estar somente em compania de outras mais velhas ou mais novas….

Dentre os vários motivos que podem causar este desencontro pode estar o cronologismo, ou seja, levar em conta somente a idade cronológica gera o preconceito consistente em determinar que crianças de 10 anos de idade tem que andar com crianças de 10 anos. Concordo plenamente, no entanto, considerando a maturidade mental e consonância entre o grupo.

Uma crinaça de 15 anos na terceira série á vários anos significa, dentre muitos outros possíveis fatores, que a mesma pode não estar alfabetizada e necessita de cumprir com esta etapa para ingressar em uma série mais avançada até mesmo do que a terceira série.

Geralmente esta criança não frequenta as aulas – falta muito – e quando está em sala de aula a professora geralmente adota uma postura punitiva para com o mesmo que por não conseguir entender as aulas passa a “atrapalhar” – sinalizar que algo está errado com o ensino. Aprendizagem é uma via de mão dupla!

No caso de adolescentes que foram “empurrados” até o colegial sem ter a base necessária para aprender o conteúdo pertinente – operações básicas de matemática, análise sintática em português etc – é necessário contratar um profissional pedagogo competente para diagnósticas onde o adolescente “parou” e construir um cronograma de nivelamento.

Acredito que o vestibular em faculdades particulares atrapalha um pouco este procedimento, pois, é comum notícias de

Relacionados