Psicologia da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM




DEYSE LORRAINE P. DE OLIVEIRA - RA: 3715640681
LORENA PESSOA CUNHA SILVEIRA RA: 5203947939
ROSIMEIRE SOUSA B. CAMPOS RA: 3775772156
SHEILA RODRIGUES SOARES RA: 3708623463








ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PROFESSORA: ELLEN MUNIZ







Anápolis,
2013

SUMÁRIO:INTRODUÇÃO 03
GESTALT. 04
SIGMUND FREUD 06
PIAGET 08
VYGOTSKY 11
WALLON 13
BEHAVIORISMO 15
CONCLUSÃO 17
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
ENTREVISTAS 19


INTRODUÇÃO
Segundo os psicólogos, grandes estudiosos do passado, ninguém é capaz de aprender simplesmente porque outra pessoa ensina, ou mesmo, apenas porque quer aprender. Esses teóricos observaram que muitas pessoas a quem seensinam, não querem aprender e, por isso, não aprendem. Observaram também que outras pessoas, embora querendo aprender, não conseguem fazê-lo sem que alguém lhes ensine, observaram ainda, que há pessoas que embora querendo aprender e tendo quem lhes ensine, assim mesmo não aprendem. A aprendizagem, apesar de ser universal e ocorrer durante toda a vida, é muito mais delicada do que parece. Precisa detoda uma técnica para que seja alcançada. Apresentamos a seguir cinco das principais teorias que buscam compreender e explicar o processo de aprendizagem: teoria da Gestalt: Psicologia comportamental (Behaviorismo), Psicologia da Gestalt, Psicanálise e Teorias de Piaget e Vygotsky .















GESTALT

1°- Principais autores e conceitos de cada teoria:
A teoria de campo deGestalt foi inicialmente desenvolvida de modo formal no início da década de 20 pelo filósofo alemão Max Wertheimer em torno da idéia de um modelo, organizado uma estrutura expressa pela palavra alemã Gestaltem em contrapatida à idéia defendida pela corrente Elementarista,pela qual todo ser seria igual a soma de partes. As teorias estruturalistas, inclusive a teoria Gestáltica tem como matriz depensamento cientifico a noção de que um fenômeno não pode ser explicado pelo estudo isolado de suas partes constituintes. Autores: Wilhelm Macimiliam Wundt, Willian James, Carl Sustv Jung, Ivan Petrovich Pavlov, Nice da Silveira.


2°- Postura do professor e sua relação com o aluno
O professor é um auxiliar do aluno, um facilitador. O aluno já é um saber que ele precisa apenas trazer àconsciência, organizar, ou ainda, rechear de conteúdo. O professor deve intervir o mínimo possível.

3°- Visão pedagógica sobre a aprendizagem:
Numa visão Gestáltica, o processo de aprendizagem inclui uma configuração de elementos (figura-fundo) que constitui o objeto de conhecimento, em que a figura aprendida será integrada à totalidade do indivíduo, interferindo na sua configuração e modificando-a.Dessa forma, a aprendizagem gera mudança porque reconfigura, reorganiza; e a mudança gera aprendizagem porque abre um novo ciclo de onde emergem figuras em busca de significado.





4°- Metodologias de ensino e aprendizagem:
A aquisição da aprendizagem é resultado de insights a partir de emergências perceptivas. O conceito de figura e fundo fundamenta em parte esta teoria. O conceito dehomeostase é uma das tônicas desta teoria. O emergente, tem significado particular para o sujeito este significado possibilita a injeção afetiva que facilita o aprendizado.
A retenção da aprendizagem é temporária, pois se vincula a outras estruturas que surgirão e, novos significados, serão construídos.




5°- Formas de avaliação:
Verificar o que oaluno aprendeu e tomar uma base de decisão para aperfeiçoar subsequentemente o processo ensino-aprendizagem na busca de melhores resultados.



SIGMUND FREUD

1°- Principais autores e conceitos de cada teoria:
Freud inovou em dois campos, simultaneamente desenvolveu uma teoria da mente e da conduta humana, e uma técnica terapêutica para ajudar pessoas afetadas psiquicamente....
tracking img