Psicologia da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

JOHN LOCKE
Para John Locke (1632 - 1704), sem educação, a criança está condenada ao egocentrismo e à ignorância. Ele definia mente humana como uma tabula rasa (tela em branco).
Locke dizia que o aprendizado da criança acontece de forma relativamente previsível e passivo através das informações e vivências às quais é submetida. É, portanto, um aprendizado de forapara dentro.
Para Locke, as crianças não se interessam naturalmente pelo aprendizado. É preciso que se ofereça a elas, de forma convidativa, o conhecimento, por exemplo: usando jogos. Ele defendia o método de educar com prêmios e punições (para provocar prazer ou mal-estar).
De acordo com Locke, cabe exclusivamente ao educador a tarefa de formar um aluno, sob o aspecto intelectual ou moral. Ospais e professores devem dar o exemplo às crianças de como pensar e se comportar, e treina-las para que ajam de forma adequada perante a sociedade. A criança aprende pelo hábito, ou seja, a prática de atividades leva-as a entender o que está fazendo. A conduta, a ética e as boas maneiras, tem prioridade sobre a instrução.
A criança não era vista com tal e sim com um adulto em miniatura, ou seja,ela não podia se comportar da forma pretendida, e isso tinha reflexos negativos na educação familiar e escolar que lhe exigiam condutas muito próximas das do adulto.

JEAN-JACQUES ROUSSEAU
Para Jean-Jacques Rousseau (1712 - 1778), a criança não podia ser vista como um adulto em miniatura. Para ele a criança é um ser com características próprias e as suas ideias e seus interesses são diferentes dados adultos. Cada fase de vida: infância, adolescência, juventude e maturidade possui características próprias, então, deve-se respeitar a individualidade de cada uma. Por isso, a educação inicial não poderia ser considerada uma preparação para a vida. A criança deve fazer, sem a ajuda dos outros, aquilo que ela é capaz de fazer por si mesma. A educação não vem de fora, é a expressão livre dacriança no seu contato com a natureza. A educação na qual o papel do professor é, sobretudo, o de preservar a criança, deveria substituir a educação que forma a inteligência prematuramente e impensadamente.
Rousseau dividiu a educação em quatro períodos:
Dos 0 aos 5 anos, a criança está vivendo o primeiro período, essa etapa da vida é inteiramente física, ideal para fortalecimento do corpo semforçá-lo. Esse período espontâneo e orientado graças ao aleitamento materno;
Dos 5 aos 12 anos, a criança está vivendo o segundo período, nesse etapa da vida a criança desenvolve seu corpo e seu caráter no contato com o mundo, sem intervenção ativa de seu educador;
Dos 12 a 15 anos, o educador deve intervir mais diretamente, pois esse e o período no qual o jovem está se iniciando na geografia e nafísica, ao mesmo tempo em que está aprendendo uma profissão manual ou ofício.
Dos 15 aos 20 anos compreende-se o quarto período em que o homem floresce para a vida moral, religiosa e social.
Rousseau propôs esse modelo de educação como substituto da educação tradicional que, em nome da civilização e do progresso, obriga os homens a desenvolverem na criança a formação apenas do intelectomenosprezando a educação física, a formação do caráter e da moral.

CHARLES DARWIN
Charles Robert Darwin (1809 - 1882) usou a pesquisa como método para estudar comportamentos tais como ocorrem naturalmente. Tal modelo gera muito informação que conduz ao desenvolvimento de teorias e estimula pesquisas posteriores.
Darwin estuda e dá descrições, a partir de seu ponto de vista naturalista, o filhote humano,descrevendo os primeiros indicativos comportamentais de emoções tais como raiva e medo, curiosidade e senso moral, o brincar e o prazer envolvido nesta atividade, a capacidade de imitação e os indícios inicias daquilo que hoje conhecemos como "teoria da mente". Colocando-se questões sobre as capacidades do bebê, como ele faz para se comunicar e como ele aprende e levantando hipóteses sobre...
tracking img