Psicologia da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Em relação à Teoria Comportamentalista da aprendizagem, defina e explique como funciona o Condicionamento Clássico.

O Condicionamento Clássico (CC) foi desenvolvido pelo fisiologista russo Ivan Pavlov. O condicionamento clássico é um tipo de aprendizagem relativamente automática, em que um organismo aprende a transferir uma resposta natural perante um estímulo, para outro estímuloinicialmente neutro, que depois se converte em condicionado.
Pavlov fez uma experiência envolvendo um cão, uma campainha e um pedaço de carne. O fisiologista percebeu que quando o cão via o pedaço de carne, ele salivava, o que foi chamado de reflexo não condicionado. Pavlov também começou a tocar a campainha (estímulo neutro) quando ia mostrar o pedaço de carne. Rapidamente o cão passou a associar acarne com a campainha, salivando também toda vez que ela era tocada. Essa reação a um estímulo neutro foi chamada de “reflexo condicionado”.
[pic]
O condicionamento clássico foi importante no sentido de explicar a associação de um estímulo a outro. Assim, esse tipo de condicionamento é importante para explicar a associação (positiva ou negativa) que um consumidor faz de uma marca, por exemplo. Ocondicionamento clássico também possibilita o entendimento de coisas comuns do nosso dia a dia, como o barulho de um despertador, que por si só não significa nada, mas nós relacionamos aquele barulho ao objetivo de acordar em um determinado momento.

2) Em relação à Teoria Comportamentalista da aprendizagem, defina e explique como funciona o Condicionamento Operante.
O condicionamento operanteou “ensaio- e - erro” foi desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Burrhus Frederic Skinner, o qual estabelece que todo comportamento é influenciado por seus resultados, havendo um estímulo reforçador, podendo ser positivo, quando fortalece o tipo de comportamento (recompensa); ou negativo, quando tende a inibir certo comportamento (punição).
O condicionamento operante é um mecanismo quepremia uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação.
O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem. O instrumento fundamental de modelagem é o reforço - a conseqüência de uma ação quando percebida por quem a pratica.
O paradigma do comportamento operante é R-->S :uma resposta produz um estímulo e esse estímulo controla a resposta. Ou seja, a resposta é controlada por uma modificação ambiental que ela mesma produziu. Na linguagem da análise do comportamento, diz-se que comportamentos operantes são emitidos pelo organismo. Eventos ambientais anteriores à resposta podem controlar comportamento operante (ver Controle de Estímulos). Algumas vezes, eventosambientais podem controlar respostas operantes de forma acidental (ver Comportamento supersticioso). Ver Comportamento, Comportamento respondente e Interação Respondente-Operante. Exemplos: falar, ler, andar em uma avenida, atravessar a rua, prestar atenção, etc.
Skinner e Thorndike produziram experiências com animais. Thorndike formulou a lei do efeito que diz que “qualquer ação que produza umefeito satisfatório será repetida”. Thorndike encerrou gatos em caixas-problemas que, quando acidentalmente descobriam a forma de abrir as caixas, aprendiam e passavam a repetir o movimento da próxima vez que fossem lá colocados. Quando acertavam, recebiam alimentos como recompensa (E-R).
[pic]
Com estas e mais experiências do gênero, Thorndike concluiu leis como:
- Lei do efeito: efeitoinsatisfatório enfraquece a conexão de estímulos e o satisfatório a fortalece.
- Lei do exercício: o uso fortalece a conexão e o desuso a enfraquece.
A aprendizagem depende portanto, de efeito e exercício. Refere-se a ação.
Foi no entanto Skinner que desenvolveu o conceito. Trabalhou com experiências do tipo – um rato devia aprender a pressionar uma barra dentro de uma caixa experimental, para liberar...
tracking img