Psicologia da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
k

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL
MICHELE SIMONE CARDOSO PEREIRA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

CURITIBA
2012

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL
MICHELE SIMONE CARDOSO PEREIRA

IFPR-MANHÃ
TURMA: 3700

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Trabalho apresentado como instrumento de avaliação da(s) disciplina(s) de Psicologiada Aprendizagem do curso de Pedagogia – oferta especial.
Docentes: Carlos Eduardo de Souza Gonçalves
QUESTÃO O1:
O conceito de inteligência vem sendo vastamente discutido ao longo
dos dois últimos séculos nos campos da Psicologia e da Educação. Existem
as visões que compreendem a mente como passível de quantificação, de mensuração, ou seja, consideram o desenvolvimento do intelecto comoformado por quantidades de conhecimentos, ideias, que podem ser medidas
por meio de testes de inteligência. Outras abordagens, como a concepção piagetiana de inteligência, analisam o desenvolvimento mental, considerando-o em termos qualitativos.
Ao contrário, ela está relacionada com aspectos próprios do sujeito e com as influências do ambiente (cultural), manifestando-se de forma singular nassituações formais (escolas, cursos, treinamentos, etc.) e informais de aprendizagem, experimentadas por ele em seu cotidiano. A inteligência articula-se também com a capacidade do ser humano de conhecer e entender a realidade que o cerca, de modo a dominá-la e transformá-la. É, portanto, um processo aberto e mutável. Estamos sempre aprendendo e aprofundando conhecimentos em nossa relação com osoutros. Afinal, a aprendizagem se processa na interação do ser humano e de seu meio.
Assim, ambientes escolares ricos em significados, desafiadores e interativos, estimulam áreas específicas do cérebro, o que facilitará a aprendizagem e sua retenção/reconstrução na memória.
Essa concepção de inteligência como processo dinâmico e construído na interação do sujeito e da cultura com seus sistemassimbólicos, pode ser encontrada, guardando-se as devidas diferenças epistemológicas. Para Vygotsky, a vivência em sociedade é essencial para a transformação do homem de ser biológico em ser humano. É pela APRENDIZAGEM nas relações com os outros que construímos os conhecimentos que permitem nosso desenvolvimento mental.

QUESTÃO 02:
Em sua teoria Piaget definiu a inteligência como a “solução de umproblema novo para o indivíduo, a coordenação de meios para atingir certo fim, que não é acessível de maneira imediata”. Rompendo com a perspectiva inatista ele considerava a inteligência possível de ser construída a partir da ação do sujeito (aprendiz) sobre o objeto do conhecimento, sobre o mundo ao seu redor. Para ele, não é apenas o resultado que importa, mas o processo que levou, porexemplo, um aluno a responder as questões de uma prova de uma determinada maneira e não de outra.
De acordo com as ideias de Piaget, as funções cognitivas da criança se organizam em agrupamentos que funcionam como um todo e que são ativados também como totalidade, sempre que qualquer parte do sistema é colocada em ação a partir de dados empíricos significativos.
Piaget abordou o desenvolvimento dainteligência através do processo de maturação biológica. Para ele, há duas formas de aprendizagem. A primeira, mais ampla, equivale ao próprio desenvolvimento da inteligência. Este desenvolvimento é um processo espontâneo e contínuo que inclui maturação, experiência, transmissão social e desenvolvimento do equilíbrio. A segunda forma de aprendizagem é limitada à aquisição de novas respostas asituações específicas ou à aquisição de novas estruturas para algumas operações mentais específicas. O processo de aprendizagem envolve a assimilação e a acomodação. Na medida em que participamos ativamente dos acontecimentos, assimilamos mentalmente as informações sobre o ambiente físico e social e transformamos o conhecimento adquirido em formas de agir sobre o meio.
Já na teoria proposta por Howard...
tracking img