Psicologia da Adolescência, Vida Adulta e Velhice
O conceito de adolescência está fortemente ligado à estereótipos e é tomado como uma fase da vida marcada pela rebeldia, pelas conturbações,dúvidas e impulsos sexuais. Tais estereótipos supõem a existência uma síndrome normal da adolescência, assim como induzem a uma visão naturalizante e patologizante sobre o adolescente, que é bastantedifundida na cultura ocidental (CONTINI; KOLLER; BARROS, 2002).
A adolescência deve ser compreendida como uma construção histórica feita pelo homem e também significada por ele. Não existe uma essênciacomum à todos os jovens, mas um conjunto de fatores bastante interligados, principalmente as relações sociais, que irão contribuir para a formação de cada um. Assim, o conceito de adolescência refere-se,além das mudanças corporais devido à puberdade, à uma construção social e histórica que surgiu a partir de questões sociais e econômicas, como o ingresso no mercado de trabalho, extensão do períodoescolar, necessidade de preparo técnico, entre outros (CONTINI; KOLLER; BARROS, 2002).
O início da vida adulta é a etapa em que, geralmente, ocorre o ingresso no mundo do trabalho e aumentam asresponsabilidades de cada um. Também faz-se necessária uma espécie de ruptura do jovem adulto com seus pais, como colocado por Christopher Bollas (citação da citação), para que ele possa conquistar umaverdadeira autonomia. Esse fato é chamado de terceira individuação, sendo as outras duas na infância e na adolescência (EIZIRIK; KAPCZINSKI; BASSOLS, 2001).
A meia-idade é a etapa, aproximadamente,entre os 40 e 60 anos. A transição do adulto jovem para o de meia-idade ocorre de maneira lenta e gradual, geralmente não existindo grandes modificações físicas ou psicológicas. Nesse período, há atransição, fenômeno evolutivo que consiste em uma espécie avaliação dos aspectos da vida, além de um maior reconhecimento de sua finitude, havendo também a necessidade de manutenções em determinadas... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 08). Psicologia da Adolescencia, Vida Adulta e Velhice. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Psicologia-Da-Adolescencia-Vida-Adulta-e/32247073.html

MLA

"Psicologia da Adolescencia, Vida Adulta e Velhice" TrabalhosFeitos.com. 08 2013. 2013. 08 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Psicologia-Da-Adolescencia-Vida-Adulta-e/32247073.html>.

MLA 7

"Psicologia da Adolescencia, Vida Adulta e Velhice." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2013. Web. 08 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Psicologia-Da-Adolescencia-Vida-Adulta-e/32247073.html>.

CHICAGO

"Psicologia da Adolescencia, Vida Adulta e Velhice." TrabalhosFeitos.com. 08, 2013. Acessado 08, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Psicologia-Da-Adolescencia-Vida-Adulta-e/32247073.html.