Psicologia critã

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A Psicologia cristã é uma ramo da psicologia que visa conciliar as escrituras sagradas dos cristãos e usar seus ensinamentos no tratamento de problemas concomitantement estudados por outras escolas. A Psicologia cristã é uma faculdade devidamente reconhecida em vários países e teve como um dos seus divulgadores o famoso psicologo americano William James.[1] No Brasil a psicologiacristã não é reconhecida e um psicólogo que a pratica em tese está cometendo infração ética profissional.

História
Embora as questões da natureza do conhecimento tem sido debatidas pelo menos desde o tempo dos filósofos pré-socráticos da Grécia antiga, a ciência da psicologia pode ter começado com análises detalhadas de Aristóteles de aprendizagem e memória (por exemplo, em "Da Memória eReminiscência "). A tradição associacionista de Aristóteles exerceu uma influência ao longo da história da psicologia, talvez mais notavelmente naescolástica da era medieval e do movimento empirista britânico dos séculos 18 e 19. 
Embora a perspectiva cristã era dominante no Ocidente por mais de um milênio depois de Agostinho, pensadores cristãos puderam ser identificados como criticamente importantes nahistória da psicologia são poucos. A era da psicologia escolástica claro viu Tomás de Aquino (1225-1274) lugar a bênção da Igreja sobre as idéias de Aristóteles, e viu a época da Reforma de Martinho Lutero (1483-1546) contribuir para o processo de desacreditar na mesma.
No entanto, os primórdios da ciência moderna foram intimamente conectados com a visão de mundo cristã e crentes individuais quediferiam de Lutero neste ponto. Alfred North Whiteheadargumentou que o cristianismo deu origem à ciência moderna, dando mentes européias a convicção inalterável que cada ocorrência detalhada exemplificada de um princípio geral que poderia ser descoberto. Whitehead escreveu: "Quando se compara esse tom de pensamento na Europa com a atitude de outras civilizações, quando deixados a si mesmas, nãoparece ser, mas uma fonte de sua origem. Deve vir da insistência medieval na racionalidade em Deus" (1926 , p. 16). Assim, Nicolau Copérnico (1473-1543), Johannes Kepler (1571-1630), Galileu Galilei (1564-1642) e Isaac Newton (1642-1727) todos viram a si mesmos como servos do Criador, e como apenas "pensar os pensamentos de Deus depois dele" (Hummel , 1986, pag 57).
Psicologia Cristã naModernidade
Aliado a Voltaire, David Hume (1711-1776) não conseguiu ver a evidência do desígnio de Deus, mas encontrou uma criatura governado por suas paixões. Uma visão cética da autoridade de Deus sob o homem.
Em contraste ao ceticismo de Hume, a visão do século 19 da natureza humana e da sociedade humana foi dominada por idéias de progresso inexoráveis. Entre as figuras mais importantes da históriada psicologia da época era Auguste Comte (1798-1857), o fundador da disciplina de sociologia da religião e do cientificismo. Comte viu culturas como se movendo através de três etapas, a partir de um estágio teológico (onde os agentes divinos eram vistos como causadores de fenômenos naturais), e passando por um estágio metafísico (onde as forças não observadas e poderes foram pensados ​​para seremativos), mas finalmente chegando a um fase científica (onde é reconhecido que o único conhecimento verdadeiro consistiu de descrições de relações entre eventos publicamente observáveis). Comte viu o conhecimento do estágio científico como sendo positivo em dois sentidos: era conhecido com certeza, e foi tão unificador e edificante que iria resolver todos os problemas que afligem as sociedadeshumanas. 
Dentro da América, a psicologia tomou um rumo diferente. Isto é devido em grande parte à influência de William James (1842-1910), o primeiro e maior dos primeiros psicólogos americanos. A Filosofia pragmática de James concordou que a psicologia deve preocupar-se com a vida mental, ele queria que fosse um campo com aplicações práticas. A Orientação pragmática de James manteve a promessa...
tracking img