Psicologia comunitaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto 1 :ABORDAGEM CLÍNICA NO CONTEXTO COMUNITÁRIO:
UMA PERSPECTIVA INTEGRADORA

Esse texto tem como foco os processos comunitáriosatravés destes busca mostrar asintervenções que ocorrem no contexto da sociedade em si. Traz a tona dois conceitos clínica e comunidade. Abordagem clínica são procedimentos de observação que podem serdiretas ou não e minuciosas. Clínica não é só a prerrogativa do profissional é também a escuta que esse profissional dá. Segundo Sevigni (2001) o sentido etimológico dapalavra se refere à observação direta, junto ao “leito”, é a comunidade as famílias, grupos e instituições que dela fazem parte.
A comunidadeno texto é definido como umespaço de cidadania ou de construção de cidadania e também de valorização das relações comunitárias que visam o bem comum. Estas relações são analisadas na forma de como sedão as relações entre os indivíduos, a comunidade e as instituições.

Texto 2: O Pesquisador Conversador no Cotidiano

Todas as pessoas vivem em um cotidianoexercendo um papel nele. Podemos valorizar ou não o cotidiano alheio e até nos idealizarmos nele. Todos independente de quem somos e onde estamos temos uma rotina e que deacordo com o texto é um fluxo de fragmentos de acontecimentos em micro-lugares. Micro-lugar é um ideia figurativa ou metafórica onde o pesquisador encontra nestes espaços umlugar de inserção para se conectarem com as pessoas, falas, espaços, conversas, objetos. Parte de um processo continuo de observação, negociação, resistência... Eleencontra um duplo desafio, primeiro de aprender a prestar atenção na realidade do cotidiano das pessoas e por segundo aprender a fazer isso como parte de seu próprio cotidiano.
tracking img