Psicologia comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

Jennifer Tabata de Lima RA 1157381198

ATPS TEORIAS EXISTENCIAIS HUMANISTAS I

Santo André

2011

QUE VISÃO DE HOMEM É PROPOSTA PELA TEORIADE SARTRE?

Segundo Sartre, o homem nasce um “nada” de determinações, pois não possui um destino traçado a priori, ao contrario, passa a se construir a partir da livre escolha de seus projetos econsequências da possibilidade de altera – los, conferida pela liberdade. Desse modo estamos condenados a ser livres. O ser humano é responsável por seus atos, desta forma se o ser humano é responsávelpor todos seu atos, é construído nas suas escolhas, então não haveria instintos ou pré - determinações que pudessem justificar suas ações, e assim o homem seria aquilo que fizesse de si mesmo, Sartredizia que o covarde o é não por influencia do meio, da sociedade ou por determinismos orgânicos, mas que é responsável por sua própria covardia. Desta forma, o homem não foi planejado e é livre para sefazer a partir de suas escolhas.

Sartre defende que o homem é livre e responsável por tudo que esta em sua volta. Somos responsáveis por nosso passado, nosso presente e nosso futuro. O homem é oúnico responsável por seus atos e escolhas. Para Sartre, nossas escolhas são direcionadas por aquilo que nos aparenta ser o bem, em outras palavras o homem é um ser “projeta torna –se Deus”.

O homempossui uma natureza humana, esta natureza, que é o conceito humano, encontra-se em todos os homens, o que significa que cada homem é um exemplo particular de um conceito universal - o homem; paraKant resulta de tal universalidade que o homem da selva, o homem primitivo, como o burguês, estão adstritos à mesma definição e possuem as mesmas qualidades de base. Assim, pois, ainda aí, a essência dohomem precede essa existência histórica que encontramos na natureza. Que significará aqui o dizer-se que a existência precede a essência? Significa que o homem primeiramente existe, se descobre,...
tracking img