Psicologia comportamental comportamento verbal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma introdução ao comportamento verbal1
 Título original :(An introduction to the verbal behavior)
 
Romariz da Silva Barros2
 
[pic]
RESUMO
O presente artigo é um texto didático introdutório ao tema do comportamento verbal, numa perspectiva analítico-comportamental. Caracteriza-se o comportamento verbal como comportamento operante.Apresentam-se aspectos distintivos entre o comportamento verbal e os demais comportamentos operantes. Algumas categorias básicas de comportamento verbal são referidas ao final do texto.
Palavras-chave: Comportamento operante, Comportamento verbal, Análise funcional.
[pic]
ABSTRACT
This paper is a didactic introductory text to the verbal behavior theme, in abehavioral-analytic perspective. The verbal behavior is characterized as operant behavior, but there are some differences between the verbal behavior and the others operant behaviors. Some basics categories of verbal behavior are refereed at the end of the paper.
Keywords: Verbal behavior, Functional analysis.
[pic]
 
 
Uma criança, desde muito pequena,aprende os nomes dos objetos, das pessoas e dos eventos. Em pouco tempo, não só domina um repertório vasto, como também produz construções verbais novas, ou seja, que não foram diretamente treinadas. Ela pode nomear objetos novos ou propriedades desses objetos, combinando unidades já aprendidas.
Este é apenas um dos indícios da complexidade envolvida no estudo do comportamento verbal. Apesarde complexo, o comportamento verbal pode ser compreendido através de análise funcional, ou seja, por meio do mesmo tipo de análise originalmente desenvolvida para atingir a compreensão e o controle de comportamentos mais simples e essencialmente motores. A análise funcional do comportamento consiste na análise do comportamento em termos das relações com as conseqüências do responder (consultar,por exemplo, Catania, 1999). Para os analistas de comportamento, a sua compreensão consiste na explicitação das interações entre os eventos comportamentais e os eventos antecedentes e conseqüentes.
O repertório verbal é um repertório comportamental e sua aquisição, manutenção e extinção seguem o mesmo princípio dos demais repertórios operantes. Em outras palavras, a análise do comportamentoverbal não difere, nos princípios, da análise funcional feita em relação aos repertórios não-verbais. A perspectiva de estudo do comportamento verbal como comportamento operante - trazendo-o, portanto, para o campo da análise funcional - é mais uma das importantes contribuições de Skinner (1957/19783) para a construção de uma ciência do comportamento.
 
O comportamento verbalO comportamento verbal se constitui de boa parte da complexidade do comportamento humano. A investigação do comportamento verbal tem sido, por essa razão, muito importante para a Análise do Comportamento. Apesar da aceitação da obra “Comportamento Verbal” de Skinner (1957/1978) ter sido tímida na época de seu lançamento, em 1957, ela se mantém como uma das mais importantes referências parao estudo do comportamento verbal. As restrições a ela apontadas estão ligadas, em parte, ao fato de que era necessário obter dados empíricos para a aceitação de todos os conceitos e princípios que Skinner (1957/1978) apresentou. Contrariando uma tradição que o tornou conhecido como um grande experimentalista, por discutir o fenômeno comportamental através de estudos experimentais baseados em dadoscoletados sob circunstâncias muito bem controladas, Skinner não privilegiou a apresentação e discussão de dados empíricos em seu livro “Comportamento verbal”. Para aprofundar essa discussão e estudar sobre a falta de estudos empíricos derivados de “Comportamento verbal”, sugere-se a leitura de autores como Critchfield, Burskist & Saville (2000), McPherson, Bonem, Green & Osborne (1984),...
tracking img