Psicologia Ciencia e Pofissão: Questões

3265 palavras 14 páginas
CAPÍTULO 1 – A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS Questões

1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).
Existe um domínio da vida que pode ser entendido como vida por excelência: é a vida do cotidiano. É no cotidiano que tudo flui, que as coisas acontecem, que nos sentimos vivos, que sentimos a realidade. Neste instante estou lendo um livro de Psicologia, logo mais estarei numa sala de aula fazendo uma prova e depois irei ao cinema. Enquanto isso, tenho sede e tomo um refrigerante na cantina da escola; sinto um sono irresistível e preciso de muita força de vontade para não dormir em plena aula; lembro-me de que havia prometido chegar cedo para o almoço. Todos esses acontecimentos denunciam que estamos vivos. Já a ciência é uma atividade eminentemente reflexiva. Ela procura compreender, elucidar e alterar esse cotidiano, a partir de seu estudo sistemático. ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor, ou seja, a ciência afasta-se da realidade, transformando-a em objeto de investigação — o que permite a construção do conhecimento científico sobre o real.

2. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento. 3. Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.

Senso comum é a visão de mundo de cada individuo, sendo utilizado de forma mais dinâmica e simplificada alguns termos complexos que não exigem coerência ou o significado próprio do termo para o que foi dito seja entendido.
Exemplo: “rapaz complexado”, “menina histérica”, “ficar neurótico”

4. Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum. 5. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange? 6. Quais as características atribuídas ao conhecimento científico? 7. Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?

Arte: expressão do conhecimento que traduz a emoção e a sensibilidade.
Religião: pensamentos

Relacionados