Psicologia apontamentos tema 5 e 6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apontamentos (Tema 5)

Objecto da psicologia:

De que trata a Psicologia? Qual o seu objecto de investigação?
A psicologia é o estudo científico do comportamento e dos processos mentais.

De todos os tipos de comportamentos e de processos mentais e não apenas o estudo dos comportamentos desajustados, as desordens e perturbações psíquicas.

Estudo cientifico – Os psicólogos usam métodossistemáticos para descrever, explicar e interpretar os factos psíquicos, não se limitando a observar, acumular e catalogar factos.

Comportamento – conjunto de actos directamente observáveis (ex. rir, comer, andar).

Processos mentais – fenómenos ou factos que não são exteriormente observáveis (ex. pensamento, raciocínio, sonho).

Estudar psicologia é tentar compreender e explicar o modocomo pensamos, sentimos, interagimos com o meio ambiente e com os outros, como aprendemos, nos desenvolvemos e como construímos a nosso personalidade.

Nos finais do século XIX os processos mentais eram considerados o objecto apropriado da psicologia.

No início do século XX tentou reduzir-se o seu objecto de estudo ao que era objectivamente observável.

Nos dias de hoje, estes dois elementosnão podem ser estudados isoladamente; estão intimamente ligados (comportamento e processos mentais).

A palavra psicologia deriva de duas palavras gregas:
Psyche – que significa alma ou mente.
Logos – que significa estuda, conhecimento de algo.

A questão das dictomias em Psicologia

Inato/Adquirido
Como é que nos tornamos humanos?
Já nascemos com todo o equipamento necessário ou somoshumanos porque as influencias do meio assim nos transformam?

Inato
Há correntes de psicólogos que defendem que a explicação para a especificidade do ser humano deriva de mecanismos inatos de natureza hereditária.
As diferenças observadas ao longo do desenvolvimento derivariam de uma sequência geneticamente determinada.

Adquirido
Para outras correntes na psicologia, o comportamento éessencialmente adquirido no contacto com o meio. As alterações seriam adquiridas a partir da resposta aos estímulos do meio.
Para os behavioristas as experiencias e a aprendizagem condicionam e determinam o desenvolvimento e o comportamento do indivíduo ao longo da vida.

Interno/Externo
Aquilo que cada um é e o modo como se comporta dependem de factores internos ou de factores externos ao indivíduo?Interno
Factores internos: traços transmitidos pelos genes, factores adquiridos através da hereditariedade.

Externo
Factores externos: os estímulos do meio agem sobre o indivíduo, determinando-lhe a essência. Entende-se por meio externo o conjunto de factores físicos, sociais e culturais que rodeiam o ser humano e que moldam o seu comportamento.

Individual/Social
Individual
Ascorrentes que privilegiam o factor individual concebem o ser humano como uma individualidade, procurando explicar os seus mecanismos psicológicos desvalorizando o meio social no qual está inserido.

Social
Numa perspectiva social, o indivíduo forma-se em contextos culturais, sociais e históricos que o configuram e ajudam a construir a sua percepção da realidade.
O ser humano tem que serperspectivado no contexto social, que o configura no modo como constrói a sua identidade, o seu modo de ser e agir.

Estabilidade/Mudança

Estabilidade
O ser humano possui um conjunto de traços, atitudes que configuram a sua personalidade e que se mantêm estáveis e regulares ao longo da vida e que permitem prever os comportamentos esperados.

Mudança
O ser humano sofre alterações e atravessa etapasqualitativamente diferentes ao longo da sua existência. (ex. estádios de desenvolvimento da inteligência).
As experiencias de vida, as interacções em sociedade (família, escola, emprego) interferem e influenciam o desenvolvimento especialmente na infância e na adolescência.
Mesmo após a construção da identidade (processo que culmina no final da adolescência e inicio da idade adulta), o...
tracking img