Psicologia aplicada ao direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTO 01: PSICOLOGIA CIENTÍFICA E O SENSO COMUM.
1.1 Senso Comum:
É um modo de compreensão de comportamento que busca nem sempre resultados exatos, concretos e etc. Suas teorias chegam muitas das vezes a serem contraditórias, desorganizadas, não tendo um rigor a ser seguido.
1.2 Conhecimento Científico:
Ao contrário do senso comum, o conhecimento científico é construído sobre fatosconcretos, de análise lógica incluindo os instrumentos matemáticos.
O conhecimento científico tem suas raízes sólidas, usando sempre a exatidão, porém nem sempre se torna possível, mas através de estudos coerentes, tenta-se chegar ao mais próximo possível da perfeição.
1.3 Fundador da Psicologia Experimental:
Foi o médico e psicólogo alemão, wihelm wundt que aos 47 anos fundava na universidade deLeipzig na Alemanha, o primeiro laboratório de pesquisas experimentais em psicologia, wundt viveu até seus 88 anos.
1.4 Psicologia Científica:
Estuda o comportamento e os processos mentais sendo que pelo fato de ser uma ciência, ela também desenvolve várias probabilidades em seus dados de pesquisas, por isso a psicologia é diversificada por várias áreas, sendo elas, a psicologia social, educacional,clínica, jurídica e etc.
1.5 Principais Conceitos da Escola Behaviorista:
É a escola que estuda o comportamento, o modo de pensar, agir e de sentir.
Criada nos Estados Unidos por John Watson, porém foi o Dr. B. F. Skinner o grande sistematizador, devido a suas experiências ele desenvolveu a teoria de modelagem que mostrava que quando as consequências de um comportamento aumentavam a frequênciadele com o estimulo que se foi usado, ele era chamado de reforço e quando a frequência era diminuída com o estimulo que lhe foi dado, essa seria chamada de punição.
1.6 Principais Conceitos da Escola Psicanalítica:
Surgida no final do século XIX e início do Século XX, pelo médico Sigmund Schlomo Freud e tem como principal tese, a existência de processos inconscientes da mente. Para Freud oinconsciente é totalmente distinto da realidade, pois era alimentado pelo princípio do prazer.
A primeira teoria de Freud foi que a mente era dividida em três sistemas, são eles:
- O Inconsciente: Baseado nos princípios do prazer.
- O Pré- Consciente: Baseado nos princípios da realidade.
- A Consciência: Baseado nos princípios também da realidade.
Para Freud a personalidade sempre será moldadapelas primeiras experiências de vida como o desenvolvimento da sexualidade, portanto a personalidade de um indivíduo é organizada as formas regulares de investimentos da libido, sendo eles construtivos ou destrutivos que se fortificariam durante a infância, dando uma continuidade pela vida do indivíduo.
TEXTO 02: PERSONALIDADE DE ESTUDO.
Perspectivas Históricas sobre a Personalidade:
Eram elas demuita importância para o campo da psicologia da personalidade e que apresentam questões chaves para as pesquisas atuais:
1) A teoria psicanalítica de Freud mostra que a personalidade é construída através da sexualidade infantil e as motivações inconscientes.
2) A abordagem humanista destaca a capacidade humana para a auto-realização.
A Perspectiva Psicanalítica.
De uma forma positiva ounegativa, Freud influenciou bastante a cultura ocidental. Para poder entender essas influências temos que entender as idéias de Freud sobre as fases psicossexuais inconscientes e os mecanismos de defesa contra a angústia.
Explorando O Conceito de Inconsciente.
Umas das perguntas que levou Freud a descoberta do inconsciente foi de que alguns transtornos neurológicos podem ter causas psicológicas em vezde fisiológicas.
Ele constava em alguns de seus pacientes, problemas na parte física, causado pela mente como um paciente que perdeu o movimento da mão e que foi causado pelo medo de tocar os órgãos genitais.
Freud tentou a hipnose para aprofundar o seu conhecimento sobre o inconsciente, mas alguns pacientes mostraram resultados muito diferentes em relação à de outros, fazendo então com que...
tracking img