Psicologia aplicada ao direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria psicanalítica e vulnerabilidade:

Parte 1 Gestalt
1)De que modo,segundo a psicologia da Gestalt nossos comportamentos dependem de nossas percepções?
Enquanto o behaviorismo preocupa-se em dissociar o comportamento em seus elementos mínimos (estímulos e respostas) a fim de estabelecer suas relações causais, a Gestalt, ao contrário, preocupa-se em entender os comportamentos comototalidades. Uma das premissas básicas da Gestalt afirma que há uma tendência a percebermos os eventos como totalidades e não como partes isoladas. Diante de qualquer situação, fazemos um esforço para percebê-la como um todo com significado, que faça sentido. O que o individuo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.
2)O que é a “ lei da boa forma”?Dê umexemplo no campo jurídico de percepção onde constate o fenômeno.
A lei da boa forma se resume em como determinadas coisas e pessoas são percebidas por nós,através de equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade.Um exemplo claro dentro do campo jurídico é a testemunha. Segundo Emilio Mira Y Lopez sociólogo, médico psiquiatra e psicólogo. O testemunho de uma pessoa sobre um acontecimentoqualquer depende essencialmente de cinco fatores: do modo como percebeu esse acontecimento; do modo como sua memória o conservou; do modo como é capaz de evocá-lo; do modo como quer expressá-lo; do modo como pode expressá-lo.

3)A Gestalt afirma que a percepção obedece a “leis”.Esclareça três dessas leis e dê exemplo ilustrativo de sua ocorrência relacionada aos campos do direito.
Lei da Semelhança:A lei da semelhança defende que coisas que possuem algum tipo de semelhança parecem estar agrupadas. O agrupamento pode ocorrer tanto nos estímulos visuais quanto nos auditivos.
Ex: Tudo o que apresenta semelhança a gente agrupa.
Lei da Proximidade:
De acordo com a lei da proximidade, as coisas que estão próximas umas das outras parecem formar um grupo só.
Ex:Se você está próximo,acaba fazendoparte da mesma coisa.
Lei da Clausura:
De acordo com a lei da clausura, as coisas são agrupadas juntas se elas parecem completar alguma entidade. Nossa mente frequentemente ignora informações contraditórias e completam um fechamento na informação.
Ex:Não nos damos bem, com sentimentos confusos.

1)Analise,sob a ótica da psicanálise ,de Freud, que vulnerabilidades podemos apontar sobreinfância nos períodos:
* oral
Nesta fase a criança tem a boca como fonte de prazer, sugar o seio da mãe, os dedos, a chupeta, se alimentar. O seio é o primeiro objeto de ligação afetiva infantil e constitui, inicialmente, parte do objeto de desejo, sendo a mãe o objeto total. Neste momento, a libido está organizada em torno da zona oral. Nesta fase, a necessidade e prazer concentram-sepredominantemente em torno dos lábios, língua e, posteriormente, nos dentes. Esta pulsão não é social ou interpessoal, mas é uma necessidade de alimentar-se para satisfazer a fome e sede, reduzindo uma tensão. No entanto, neste momento em que a criança recebe o alimento, recebe também, o afago, o toque, o carinho, o conforto, é aninhada, acalentada no colo da mãe. Mesmo inconscientemente a criança associa prazere redução da tensão ao processo de alimentação.
*anal
É um momento de autodescoberta corporal. É o período em que a criança começa a aprender a controlar a micção e a evacuação, o que significa a percepção de uma nova fonte prazer e gratificação, através inclusive da atenção que lhes é dedicada nesta fase e dos elogios que recebem por dos pais e das demais pessoas que convivem. Á medida que acriança se desenvolve, novas áreas de tensão e prazer são trazidas à consciência. Na Fase Anal, a criança sente prazer em controlar os esfíncteres anais e a bexiga; e o prazer que antes era oral, agora privilegia o ânus e as excreções, por isso é comum nesta fase a criança manipular as fezes, gostar de brincar com massinhas e de alimentar-se de coisas cremosas.
*fálico
Nesta fase a zona de...
tracking img