Psicologia aplicada ao direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto aula 6
Exclusão social: uma aventura teórica pela busca de um conceito
Autora: Fabiana Caldeira - Mestranda do Programa de Pós Graduação em Geografia da FCT/UNESP de Presidente Prudente. Bolsista CNPq, sob a orientação dos Profs. Drs. Raul Borges Guimarães Arthur Magon Whitaker e co-orientação do Prof. Ms. Sérgio Braz Magaldi.

Resumo
O conceito de exclusão social pode ser visto comouma espécie de “conceito-síntese”, pois traz enraizado, em seu cerne, vários significados para toda a problemática das desigualdades sociais, culturais, econômicas etc. Ao se falar em exclusão social pode-se estar trazendo ao debate dimensões e situações como: pobreza, fome, desqualificação, desfiliação, ausência de cidadania, discriminação entre outras questões. Assim, tal expressão mostra-secomplexa e contraditória, mas que, ao mesmo tempo, é muito clara e presente na realidade de milhões de pessoas que a vivem cotidianamente. Assim sendo, o objetivo crucial deste artigo encontra-se na tentativa de esclarecer, através de diferentes abordagens teóricas, o termo “exclusão social”.
 
Introdução
O presente texto tem como premissa traçar uma visão panorâmica sobre o conceito de exclusãosocial, sua origem, a visão dos principais autores ao discutirem esta temática, tanto no contexto internacional, como no nacional. Tendo em vista que, tal termo, abarca uma série de situações de privação tanto de ordem econômica, como social, este torna-se um “conceito-guarda-chuva”, que, na atualidade, tem sido largamente utilizado pelas mais diversas ciências, como a Sociologia, a Economia, aAntropologia, a História, como também a Geografia, para explicar os mais variados tipos de fenômenos que dizem respeito a problemas de privação, pobreza, discriminação, etc, o que, na visão de Martins (1997), gera uma fetichização do conceito.
 
O objetivo principal deste artigo encontra-se na discussão e análise à questão da exclusão social, enquanto temática relevante para a Geografia, uma vezque, expressa as contradições sociais e espaciais das novas formas e processos de exploração, degradação e espoliação das condições de vida em meio ao modo capitalista de produção, à sociedade e ao Estado. Trata-se, de uma problemática social reveladora das múltiplas facetas obscuras, que comumente atribuímos à reestruturação produtiva, ao neoliberalismo e à globalização, mas também da própriaprodução social do espaço.
 
O debate em torno de um conceito O termo exclusão social vem sendo alvo de muitas discussões, principalmente no âmbito político e acadêmico, este último se destaca pelo crescente número de trabalhos, o qual vem sendo produzido em torno do termo. Talvez por conta do modismo que a questão se submeteu nos meios de comunicação, mais, sobretudo por conta da intensidade como oprocesso vem se apresentado na sociedade atual, tanto em países ricos como em países em desenvolvimento como o Brasil, salvo as especificidades de cada um.
 
Apesar disso, não há entre os pesquisadores um consenso sobre o termo, advogando-se para uma tentativa de conceituação, sendo importante analisá-la enquanto temática e/ ou questão social pertinente na sociedade atual, superando a ideia denoção, é nesse intuito que conduziremos o debate presente neste breve artigo, com uma tentativa, embora singela, de apresentar algumas contribuições teóricas acerca deste conceito.
 
Antes de adentrarmos ao debate propriamente dito, torna-se imperioso realizarmos um levantamento histórico breve do surgimento do termo. Todos os autores estão de acordo em reconhecer que a publicação do livro de RenéLenoir “Lês Exclus”, em 1974, é um marco da aparição do conceito de exclusão. Para este autor, a exclusão não deveria  ser analisada como um fenômeno individual, mas social, cuja origem deveria ser buscada nos princípios do funcionamento das sociedades modernas. Segundo Costa (1999), a exclusão social é um termo recente do discurso político e pertence à perspectiva da tradição francesa na...
tracking img