PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO CASO CONCRETO1

303 palavras 2 páginas
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO - CCJ0106
APLICAÇÃO PRÁTICA TEÓRICA DO PLANO DE AULA 01
Caso concreto:
Sicrana conversava com Fulana sobre os progressos que estava fazendo em seu tratamento psicoterápico:
Sicrana : - Você não imagina Fulana como me sinto bem quando vou para a terapia .
Fulana : - Por que você se sente tão bem ? Eu acho que fazer terapia é o mesmo que conversar com um amigo. Qual é a diferença, Sicrana ?
Sicrana : - A diferença, Fulana, é que o terapeuta adivinha o que você sente e um amigo , quase sempre , só escuta como você se sente . Os Psicólogos adivinham o que os outros pensam?
Analise o caso concreto e construa sua resposta a partir do que foi aprendido sobre a Psicologia e o senso comum
RESPOSTA: entende-se por Psicologia do senso comum ou Psicologia ingênua, o conjunto de ideias, crenças ou convicções transmitidas culturalmente e que cada indivíduo possui a respeito de como cada pessoa funciona, se comporta, sentem e pensam e que elas estão profundamente arraigadas no ser humano. Sendo a Psicologia uma ciência, carecem de fundamentação e es tudo experimental, pois se sustentam nas observações do dia a dia e servem de base para as decisões que as pessoas tomam no cotidiano. Do ponto de vista da psicologia ingênua, conhecer alguma coisa é estar consciente dela. Nesse sentido, a teoria ingênua não se refere a ideias, percepções, motivos ou sentimentos inconscientes. Para Fritz-Heider a teoria do senso comum é um auxilio para a construção da teoria cientifica e uma fonte de hipóteses, cabendo ao Psicólogo desenvolvê-la e sistematizá-la na medida em que a Psicologia ingênua contém um conhecimento espontâneo das reações e relações humanas. Ao contrario do senso comum à teoria cientifica se dedica a descrição, à explicação, a previsão e ao controle do desenvolvimento do seu objeto de estudo.

Relacionados

  • argumentaçao
    25050 palavras | 101 páginas
  • O adolescente e o ato infracional
    48868 palavras | 196 páginas
  • nenhum
    98809 palavras | 396 páginas