Psicologa na educação

Páginas: 10 (2471 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
1- QUESTÃO AVALIATIVA DO TEMA 1

Wilhelm Wundt (1832 – 1926) é conhecido como o pai da psicologia moderna, segundo o que você vivenciou na teleaula que aborda o tema o tema numero 1 do caderno de atividades, explique por que Wundt recebe essa denominação e também quais foram suas contribuições deste para o surgimento da psicologia.
Uma contribuição muito importante nos primórdios daPsicologia ca é a de Wilhelm Wuntd, ele criou na Universidade de Leipzig, na Alemanha

2- QUESTÃO AVALIATIVA DO TEMA 2

Na teoria behaviorista, a modelagem de comportamento ocorre baseada principalmente em reforços, demonstre os dois tipos de reforços (positivos e negativo) e como ocorre a modelagem de comportamento humano por meio destes.

E relevante e necessário entender que a palavraBehaviorismo significa comportamentalismo, tendo uma analise experimental do comportamento humano, um dos fundadores o americano John B. Watson, sendo sucedido por Skiner, que teve como base da corrente skinneriana com a formulação do comportamento operante.
No comportamento operante, o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante- a satisfaçãode alguma necessidade, ou seja a aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito.
A partir de conhecimentos da análise experimental do comportamento, introduziram-se coisas do tipo: conceitos de reforçamento, extinção, punição, esses conceitos todos. A partir deste corpo de conceitos, surgiram os procedimentos de tratamento, tanto na prática clínica como na prática educacional.Reforço Positivo e Reforço Negativo

Existem dois tipos básicos de reforço, o positivo e o negativo.
O reforço positivo é capaz de fortalecer uma reação quando OFERECE um estímulo logo após esta reação.
O reforço negativo é capaz de fortalecer uma reação quando REMOVE algum tipo de estímulo aversivo.

O conceito Skinner de recompensa é representado pela palavra “reforço”. O reforço pode serqualquer evento que aumente a freqüência de uma reação precedente. Desta forma, o reforço pode abranger uma série de ações.
Por exemplo, num experimento na Caixa de Skinner, com um rato privado de alimento, é liberada uma pelota de comida quando o rato pressiona a barra, nesse caso a comida é o reforço positivo, pois estimula a resposta de pressão à barra. O comportamento é emitido visando àAPRESENTAÇÃO do reforço (no caso o alimento). Este é o caso de reforço positivo, em que a comida é o reforço positivo.
Por sua vez o reforço negativo é aquele que aumenta a probabilidade de emissão de um comportamento quando ocorre sua Supressão, por exemplo, um rato recebe choques elétricos em um experimento de laboratório e quando pressiona a barra os choques cessam, nesse caso os choques servemde reforçadores negativos, pois aumento o comportamento de pressão à barra com finalidade de suprimi-los.

Ex: A mãe diz ao filho se não fizer as tarefas da escola, não jogará vídeo game mais tarde. O reforço negativo é fazer as tarefas escolares, pois só jogará vídeo game se fizer as lições de casa.

A mãe ao ver a lições feitas elogia o filho, perante a um desempenho bom o premia como sepassar de ano na escola, ganha um presente que ao qual almejava.

3- QUESTÃO AVALIATIVA DO TEMA 3.

Vigotsky se preocupou muito com a questão clássica na Psicologia: qual a influencia da aprendizagem no desenvolvimento mental da criança, responda então como o autor vê a relação entre aprendizagem e desenvolvimento.

Para Vygotsky o processo de ensino aprendizagem inclui sempre aquele queaprende, aquele que ensina e a relação entre as pessoas. Tudo isso é fruto de uma grande influência das experiências de cada pessoa. Para Vygotsky o saber é construído socialmente.
A parte mais conhecida da extensa obra produzida por Vygotsky em seu curto tempo de vida converge para o tema da criação da cultura. Aos educadores interessa em particular os estudos sobre desenvolvimento intelectual....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologa
  • psicologa
  • psicologa
  • psicologa
  • Psicóloga
  • Psicologa
  • Psicóloga
  • Psicóloga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!