Psicogênese, behaviorismo e sociointeracionismoa

263 palavras 2 páginas
A psicogênese da pessoa completa de Henri Wallon: Desenvolvimento da comunicação humana nos seus primórdios.
Adrianne Ogêda Guedes
1
Resumo: Este artigo apresenta um panorama geral dos estudos do psicólogo Henri Wallon, focalizando em especial o desenvolvimento humano nos primeiros anos de vida.
Considerando as perspectivas práticas para os que trabalham com a criança de 0 a 6 anos, a teoria walloniana fornece um significativo suporte teórico, compreendendo a dimensão social e afetiva do desenvolvimento.
Palavras chaves: Desenvolvimento humano, teoria de Henri Wallon, Primeiros anos de vida.
Abstract: This article presents a general panorama of the studies of the psychologist Henri
Wallon, focusing in special the human development in the first years of life. Considering the practical perspectives for that who work with the child of zero to six years of age, the wallonian´s theoretical support allows an understanding of the social and affective dimension of the development.
Key words: Human development, Henri Wallon´s theory, The first years of life
Este texto tem como principal objetivo oferecer um panorama geral dos estudos psicogenéticos de Henri Wallon, enfatizando de modo especial elementos de sua teoria que nos permitem refletir sobre alguns aspectos do desenvolvimento da comunicação humana nos primeiros anos de vida. Em coerência com a teoria de Henri Wallon, inicio situando o leitor a respeito de elementos de sua trajetória – incluindo aí contexto histórico e social, sua formação e experiências profissionais - que permitem compreender o destaque que alguns conceitos ganham em sua obra, tal como o da influência do meio social no desenvolvimento

Relacionados