Psicogênese da lingua escrita

Páginas: 22 (5275 palavras) Publicado: 20 de abril de 2011
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA PELA CRIANÇA

Sumário
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA PELA CRIANÇA 2
1 - INTRODUÇÃO: 2
2 - DESENVOLVIMENTO: 4
2.1- O desenvolvimento da inteligência infantil segundo Piaget e Vygotsky 4
3 - Piaget e o desenvolvimento das estruturas cognitivas 4
4 - Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) 6
5 - Os métodostradicionais e atuais de ensino da leitura e da escrita 6
6 - Em que momento a escrita se constitui como objeto do conhecimento? 9
7 - A importância da mediação pedagógica para a construção da leitura e da escrita 12
8 - CONSIDERAÇÕES FINAIS: 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 16
ANEXOS 17

OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA
PELA CRIANÇA
Raquel Aparecida Rosa
Aluna do Curso dePedagogia a Distância da UNIUBE

RESUMO:
Este trabalho pretende mostrar como a criança aprende a ler e escrever, partindo do estudo do desenvolvimento da inteligência infantil, segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Neste trabalho abordarei itens que explicam a origem do processo e níveis conceituais pelos quais a criança passa durante a construção da lecto-escrita.

Palavras-chave:construção – escrita – leitura.

1. INTRODUÇÃO

O tema do meu artigo científico surgiu da necessidade de compreensão do caminho que a criança percorre para compreender as características, o valor e a função da leitura e da escrita.
Para realização da pesquisa, foi necessário retomar os estudos da 2ª etapa do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade de Uberaba, turma 01 de2005, referentes aos volumes 3 e 4 das Unidades Temáticas: Pensamento, Linguagem e Educação da Criança, das roteiristas Lúcia Helena Borges de Oliveira e Jeanne Aparecida de Ávila; e, Criança e Desenvolvimento , escritos respectivamente por Cíntia Gomide Tosta e Suemi Hamada Morais Silva.
3
Acredito que esse tema é importante pois nos permite associar a teoria à prática não esquecendo aintencionalidade do professor que influenciam significativamente na aprendizagem do alfabetizando. Esse estudo contribuirá com a educação no sentido de possibilitar a conscientização de que é necessário conhecer como se dá o desenvolvimento da inteligência infantil em relação à sua aprendizagem .
De acordo com Ferreiro e Tebeosky a aquisição da escrita inicia antes do período escolar e a criança passa poruma série de níveis de conceitualizações especificados posteriormente nesse artigo.
Como pesquisadora, esta pesquisa me proporcionará dar início a investigações considerando as formas do desenvolvimento cognitivo infantil. Também contribuirá nas áreas do conhecimento social, psicológico, motor, artístico e lógico-matemático, pois permitirá o estudo das inter relações dessas áreas na construção daescrita.
A pesquisa tem como objetivo compreender como se dá o processo de construção da leitura e escrita pela criança com base nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1985 ). Para isso, serão discutidos no decorrer do artigo: O desenvolvimento da inteligência infantil segundo Piaget e Vygotsky , os métodos tradicionais e atuais de ensino da leitura e da escrita, em que momento a escrita seconstitui como objeto do conhecimento e a importância da mediação pedagógica para a construção da leitura e da escrita. Todos os tópicos serão articulados e relacionados a uma experiência realizada com uma criança da pré-escola comprovando os resultados obtidos durante as investigações.
A pretensão dessa pesquisa é nos possibilitar, como professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental acompreensão, de forma mais consistente, de como a criança constrói a leitura e a escrita. A partir daí poderemos, enquanto professores intervir de forma mais fundamentada e significativa nesse processo.

4
2. DESENVOLVIMENTO
2.1- O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA SEGUNDO PIAGET E VYGOTSKY

Para compreender como a criança constrói a leitura e a escrita, é essencial entender como ela pensa e age....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicogenese da lingua escrita
  • psicogênese da língua escrita
  • A psicogênese da língua escrita
  • PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA
  • A psicogenese da lingua escrita
  • A Psicogenese da lingua escrita cap06
  • A Psicogênese da língua escrita
  • Psicogênese da língua escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!