Psicogênese da leitura e escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diante dos estudos e guias acerca do assunto sobre a psicogênese da leitura e escrita, foi observado que a alfabetização ocorre através da leitura e que posteriormente decorre o ato de escrever, visto que em crianças que possuem o hábito de ler demonstra maior progresso em acertar na escrita.

Mas como saber qual método utilizar para mediar no processo considerado um dos mais importantes paraa vida social?

Através dos fundamentos de LURIA sabe-se que mesmo antes da criança integrar numa aprendizagem da linguagem escrita no âmbito escolar, ela tem o acesso a leitura desde pequena, mesmo sendo da leitura de uma imagem, ou da cantiga de ninar da mamãe, pois existem diversos tipos de portadores de leitura e, com esses conhecimentos prévios ela utiliza símbolos como desenhos, sinaisentre outros para se expressar, ou seja, a criança cria seu próprio sistema de escrita e vai construindo representações bem elaboradas até chegar ao seu pleno domínio, onde a criança passa por um longo processo de amadurecimento para a compreensão do código da escrita.

Antes dos estudos de FERREIRO e TEBEROSKY, a aprendizagem da língua escrita era vista como um processo de repetição de letras ousílabas. Após sua teoria que visa o construtivismo e a interação, demonstra que o processo de apropriação da linguagem escrita vem através da mediação entre o sujeito e o objeto.

Com base nestes estudos, pode-se trabalhar com a criança a partir da hipótese da escrita em que ela se encontra. As hipóteses de escrita apresentadas por FERREIRO que servem para auxiliar neste diagnóstico são ahipótese pré-silábica, silábica, silábica alfabética e alfabética, que auxiliam através da escrita da criança diagnosticar em qual fase ela se encontra sendo grafismo como desenho ou até mesmo a letra que utiliza para a escrita da palavra de acordo com o contexto que ele se encontra. Com esse diagnóstico, o professor terá o aparato para iniciar suas intervenções e fazer com que a criança avance noseu aprendizado com atividades e mediações, que auxiliem no seu progresso.
... o desenvolvimento da escrita na criança prossegue ao longo de um caminho que podemos descrever como a transformação de um rabisco não diferenciado para um signo diferenciado. Linhas e rabiscos são substituídos por figuras e imagens, e estas dão lugar a signos. Nesta sequencia de acontecimentos está todo o caminho dodesenvolvimento da escrita, tanto na história da civilização como no desenvolvimento da criança. LURIA (1988, p. 161)

Através da análise do grupo escolar e da leitura de mundo da criança, inicia-se o trabalho oportunizando recursos de leitura para que as crianças tenham contato, ou seja, disponibilizar suportes que tragam significado para o cotidiano como livros, revistas, bulas de remédio,receitas, rodas de leitura e o contato com o outro, fazendo com que ocorra troca de experiências entre os pares visando a vivência e o progresso que é fundamental para a aprendizagem onde se percebe que o que é falado pode ser escrito e lido.

Os PCN’s explicam que:

Para aprender a ler, é preciso interagir com a diversidade de textos escritos, testemunhar a utilização que os já leitores fazemdeles e participar de atos de leitura de fato; é preciso negociar o conhecimento que já se tem e o que é apresentado pelo texto, o que está atrás e diante dos olhos, recebendo incentivo e ajuda de leitores experientes. BRASIL (2001:56)

Sem esquecer que estamos inseridos num mundo letrado onde a criança, mesmo sem o conhecimento da escrita, já associa a leitura e a escrita dentro do contextosocial em que ela está inserida, ou seja, não se pode afirmar que um sujeito alfabetizado seja um sujeito letrado, pois para considerar-se letrado é preciso assumir o compromisso de utilizar a leitura e a escrita como práticas sociais.

Outra prática a ser trabalhada para a aquisição da leitura e escrita e que traz grandes resultados é a ludicidade onde o trabalho precisa ser feito através da...
tracking img