Psicofarmacologia - sinapses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOFARMACOLOGIA 5º SEMESTRE
1-O que são sinapses?
Sinapses são as regiões de encontro (espaço) entre dois neurônios, essa região de encontro entre os neurônios pode ser dendrito com dendrito, dendrito com axônio, axônio com corpo de neurônio... Sinapse pode também ser o encontro do neurônio com uma célula efetora, como ocorre, por exemplo, quando colocamos a mão sobre uma superfície quente,retirando-a imediatamente. Existe sinapse química e elétrica, onde na elétrica ocorre a despolarização e hiperpolarização do neurônio.
2-Explique o que é PEPS e também o que é despolarização.
PEPS = potencial excitatório pós-sináptico, onde ocorre sempre para que haja a despolarização do neurônio, ou seja, para que ocorra a mudança de carga, onde no seu interior entra m apenas íons positivos,causando resposta excitatória.
3-Explique o que é PIPS e a hiperpolarização.
PIPS = potencial inibitório pós-sináptico, onde pode ocorrer à entrada de aníons ou a saída de cátions. No PIPS o neurônio se torna ainda mais negativo, ficando hiperpolarizado. Quanto mais hiperpolarizado fica o neurônio, maior é a resposta inibitória.
4-O que são e para que servem os NT (neurotransmissores), citequatro exemplos e explique cada um.
NT são substancias químicas que o neurônio produz, armazena e depois libera essas substâncias/informações para outras células no momento e na quantidade certa, ocasionando a comunicação entre neurônios. Essa comunicação é sempre uma resposta elétrica que ocasiona a entrada de íons positivo (despolarização / resposta excitatória) ou a entrada de íons negativos esaída de íons positivos (hiperpolarização / resposta inibitória). O neurônio faz todo esse processo com gasto de energia, podendo então recaptar o que fica em excesso na fenda sináptica, quando a receptação dos neurotransmissores serotonina (bem estar), noradrenalina (estado de alerta) e dopamina (saciedade) ocorre de forma exagerada desencadeia a depressão. Esses três neurotransmissores sãodenominados aminas do ponto de vista químico e são neurotransmissores excitatórios, bem como o glutamato, principal neurotransmissor excitatório no cérebro que mesmo em quantidades mínimas podem desencadear potenciais de ação.
5-Qual o principal neurotransmissor inibitório?
O gaba é o principal neurotransmissor inibitório, sua distribuição é uniforme em todo o cérebro e pequena quantidade no tecidoperiférico, suas funções são de ansiolítico, hipnótico e anticonvulsionante.
6-Que característica química (solubilidade) deve possuir um fármaco que atua no SNC? Por quê?
Fármacos que atuam no SNC devem possuir moléculas muito pequenas, lipossolúveis e apolares.
7-Estabeleça uma relação ente a resposta anterior e a contraindicação desses fármacos para gestantes e nutrizes.
A barreira placentária émuito semelhante a barreira hematoencefálica, portanto o fármaco consegue ultrapassar facilmente ambas as barreiras chegando até o SNC e causando sequelas no desenvolvimento do feto (seja qual for o período de gestação, com maiores danos no primeiro trimestre). Esses fármacos são excretados através do leite, ultrapassando a barreira hematoencefálica dos recém-nascidos que se alimentam desseleite.
8-O que é teratogenese e quais os principais danos causados por psicofarmacos aos fetos?
Teratogenese são malformações estruturais causadas durante o desenvolvimento fetal em resposta ao efeito de uma droga utilizada durante a gestação, podendo ocorrer até mesmo o aborto do feto.
9-O que é síndrome alcoólica fetal?
A síndrome alcoólica fetal é o efeito do consumo do álcool durante agravidez, apresenta desenvolvimento anormal da face, cabeça da criança menor que a média, anormalidades cerebrais, má formação de órgãos como rins e pulmões, retardo mental e déficit de aprendizagem.
10-Como a teoria MONOAMINÉRGICA explica a depressão?
A depressão pode ser explicada pela ausência das AMINAS (Serotonina, Noradrenalina e Dopamina) na fenda sináptica, esse conceito também pode ser...
tracking img