Psicodinâmica das cores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR AGAMENOS MAGALHÃES

PSICOLOGIA DAS CORES

JAÍSA













COR ROSA

















Recife, 19 de Abril de 2010.

AMANDA SUÉLEN, DENIZE LUIZA













COR ROSA











Trabalho realizado para avaliação da disciplina Psicologia das corescurso de Design de Interiores da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães ministrada pela professora Jaísa, no ano de 2010.







Recife, 19 de Abril de 2010.





ÍNDICE





1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

3. CONCLUSÃO

4. BIBLIOGRAFIA



























INTRODUÇÃO



Neste relatório estão contidoinformações sobre influências, efeitos e utilização das cores em nossas vidas, a teoria da cor, para que serve.

A princípio, a cor referida neste relatório é a cor rosa, que tem muita utilidade por mulheres, que poder ser a psicologia das cores sendo utilizada mesmo que de forma inconsciente. Também a cor e a personalidade das pessoas, sua utilização em ambientes de forma harmônica, estarão sendodiscutidos.































DESENVOLVIMENTO




Teoria da Cor

A cor pode transformar, animar e modificar um ambiente. Sua escolha pode estar baseada em seu tipo de personalidade, nas condições circunstanciais de sua vida ou em seus desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes. Todos nós reagimos à cor, eatualmente, é possível levá-la a todas as áreas da vida pelo uso de matérias, tecidos e tintas. O uso de uma ou várias cores no ambiente pode alterar a comunicação, as atitudes e a aparência das pessoas presentes; a cor pode acalmar, reduzir o estresse e a violência ou aumentar a vitalidade e a energia. Pesquisas demonstram que quando uma pessoa vê uma cor da qual gosta, todo seu sistema orgânico ficarelaxado. Ela muda o seu modo de ver as coisas e torna-se mais otimista - vendo a vida de modo diferente. Este curso visa auxiliar na escolha das cores, suas combinações e aplicações nos ambientes, com objetivo de buscar melhor qualidade de vida, não pretendendo ditar regras e muito menos limitar o uso das mesmas. As cores têm influências em nossos componentes físico, mental e emocional.

Para queserve a cor ?

Para destingir um mundo colorido de um monocromático (tons cinza nem tão claros e nem tão escuro, sem cor).


O que é Cor?

Cor é a sensação provocada pela ação da luz sobre a visão. Existem dois tipos de estímulos que causam as sensações cromáticas: cor-luz e cor-pigmento.

Cor Luz

Cor-Luz é traduzida pela luz solar, que reúne todos os matizes existentes nanatureza. As três cores primárias são o Verde, o Violeta e o Vermelho, que ao se unirem resulta na luz branca.

Cor Pigmento

A Cor-pigmento é a substância material que absorve, refrata e reflete os raios luminosos. As três cores primárias são o azul cyan, o amarelo e o magenta. A união desta três cores resulta no cinza-neutro.




A Influência da Luz

Como já falamosanteriormente, a cor está diretamente ligada à luz, portanto o tipo de iluminação é muito importante para a percepção da cor. A luz solar possui todos os matizes existentes na natureza, portanto é a luz ideal para observarmos a cor real. Quando falamos em ambientes internos, precisamos recorrer à iluminação artificial.
Psicologia da cor
Nenhuma cor é desagradável, as circunstâncias poderão interferir edeterminar o apelo diferenciado às cores. Há também interferidores no uso das cores contra as propriedades psicológicas das cores. A moda, por exemplo, determina preferências, que podem não ser as da inclinação espontânea. . As cores determinadas podem não definir com precisão o caráter e a índole da pessoa que a usa. Quando existe um interesse em conquistar alguém a cor é instrumento de...
tracking img