Psicoacustica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. AS ESTRUTURAS DA ORELHA
O aparelho de audição do corpo humano chama-se ouvido, que está alojado no osso temporal, constam três partes: orelha externa, média e interna como podemos ver nas imagens (anexo I). Juntos eles desempenham atos de espantoso alcance e virtuosismo, discriminando cerca de 400.000 sons, desempenhando papéis vitais para o ser humanos, tanto relacionados à sua locomoção emanutenção do equilíbrio estático e dinâmico, quanto localizando a direção e a distância de fontes sonoras, funcionando como importante mecanismo de alerta e defesa.
Porém, acima de tudo, possibilitando a aquisição e o desenvolvimento de um sistema simbólico estruturado, que nos diferencia das outras espécies animais: a linguagem verbal.
2.1. ORELHA EXTERNA
A orelha externa é formada pelopavilhão da orelha pelo conduto auditivo externo. O pavilhão da orelha é um tubo fechado de aproximadamente, 2,5 cm, é capaz de entrar em ressonância para sons de comprimentos de onda correspondente a 4 vezes o seu comprimento, amplificando entre 10 e 15 dB as ondas sonoras na faixa de frequências entre 2.000 e 3.000 Hz. Ele auxilia na captação e a canalização dos sons para o meato acústico externo(MAE).
2.2. ORELHA MÉDIA
A orelha média segue imediatamente ao conduto auditivo externo e está separado deste pelo tímpano. Constitui uma câmara, posta em comunicação com a faringe pelo canal chamado trompa de Eustáquio. Essa trompa liga a faringe ao ouvido médio, de modo que este fica cheio de ar, necessário à audição. A parede externa da orelha média é a membrana do tímpano e a parede interna éóssea, nesta última existem dois orifícios: a janela redonda e a janela ovais fechadas por membranas. Entre a membrana do tímpano e a janela oval, temos uma cadeia de ossículos que são os três menores ossos do corpo humano e que recebem o nome de acordo com sua forma: martelo, bigorna e estribo, que estão suspensos por ligamentos, movendo-se para dentro e para fora como se fosse um bloco único.2.2.1. A IMPEDÂNCIA ACUSTICA DA ORELHA MÉDIA
Pode-se considerar a impedância de um sistema de transmissão de energia como a dificuldade estrutural do sistema em transmitir essa energia. Se houver líquido na orelha média ao invés de ar como nas otites médias ou alteração na vibração da cadeia ossicular como no otosclerose ou timpanosclerose haverá aumento da impedância (aumento na dificuldade dosistema em transmitir e amplificar o som).
A impedância da orelha média é determinada por três fatores:
• Massa - Relacionada ao peso e á densidade dos elementos dentro do sistema, ou seja, cadeia ossicular, membrana timpânica e fluidos da orelha interna.
• Rigidez – Relacionada ao movimento da platina do estribo e à resistência dos fluidos cocleares, contribuindo para manter a forma e posiçãooriginais do sistema móvel.
O efeito da massa a da rigidez no movimento resultante é conhecido como reactância, que é a parte da impedância que depende da frequência sonora. A reactância de massa se opõe à passagem de frequências e a de rigidez às baixas. Existe, contudo, uma faixa de frequências em que os fatores massa e rigidez não atuam entre 500 e 4.000 Hz, sendo esta denominada zona deressonância.
• Resistência – É proveniente a transformação da energia aplicada no sistema móvel em uma forma alternativa de energia e pode ser conhecida como fricção ou atrito; a resistência está ligada à suspensão dos ossículos pelos músculos e ligamentos e, por definição, é a parte da impedância que não depende da frequência sonora, sendo função da densidade do meio e da velocidade de propagação do somno meio (LOPES Fº, 1972).
2.3. ORELHA INTERNA
A orelha interna é composta pela cóclea e pelo aparato vestibular. O último osso da cadeia ossicular, o estribo, está acoplado a uma fina membrana chamada de janela oval. A janela oval é na realidade uma entrada para a orelha interna, que contém o órgão da audição, a cóclea. Quando o osso estribo move, a janela oval move com ele. No outro lado...
tracking img