Psicicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
10/04/2012
Recursos Humanos |

TRABALHO DE PSICOLOGIA

Sumário

Introdução............................................................................................................3
O conceito de Personalidade4
Estudo da Personalidade 6
Resumo do histórico do estudo da personalidade 7
Concepção do temperamento e caráter...........................................................9Métodos de estudo da Personalidade 11
Teoria de Freud do desenvolvimento da Personalidade 12
Princípios fundamentais do Freudismo12
Estrutura da personalidade em Freud .......................................................... 12

Os instintos....................................................................................................13

Outros conceitosFreudianos..........................................................................14

Uma interpretação humanista da personalidade...........................................15

A psicologia da aprendizagem.......................................................................16



INTRODUÇÃO

O objetivo ao longo deste trabalho desenvolver um conjunto de questões sobre a personalidadeendente de forma mais global .

Muita coisa ficará, certamente, para escrever dado que este tema, sendo um tema rico, é simultaneamente e de certa forma diferencial , pelo menos no sentido de se poder afirmar uma conclusão única, pronta a utilizar, sobre a personalidade.

Na verdade, a personalidade, sendo um fato em construção, é, desde logo, um tema nunca acabado. Por outro lado, a diversidadede interpretações sobre a personalidade demonstra de uma forma que eu entendo ser clara que, embora eu sinta que as teses defendidas estão cada vez mais próximas da clareza, a própria dinâmica do processo da personalização fará sempre com que as mesmas fiquem desatualizadas no momento seguinte àquele em que forem dadas como terminadas.

Assim, a personalidade é, neste trabalho, objeto de umapesquisa sobre as diversas escolas, métodos, interpretações, teorias e aprendizagens que o próprio homem, no seu todo, foi construindo ao longo dos tempos.

Mostra a psicologia do aprendizagem em toda a sua essência apresentar deste o processo de aprender, que não esta somente ligado à capacidade que o ser humano tem a desenvolver habilidades como ler e escrever com também nasdiversas possibilidades de aprendizagem , ou seja nos fatores que nos levam a aprender um comportamento (o condicionamento).

OS CONCEITOS DE PERSONALIDADE

O conceito de personalidade numa perspectiva mais sociológica que psicológica tem a sua origem na constância que se observa no comportamento do indivíduo durante um período de tempo e numa gama de situações diferentes. Derivando"personalidade" da palavra pessoa é assim legítimo pensar-se que a personalidade possa ser vista de uma forma diferente quer por diversos observadores.

Contudo, o termo personalidade designa, sobre tudo a constante dos comportamentos individuais, ou seja, o conceito de personalidade é uma generalização abstratas de diversos pontos comuns de comportamento pode ser ele individual ou em grupo.O conceito depersonalidade se obtém através de uma soma de comportamentos posteriormente reduzidos aquilo que tiverem em comum entre si.

A psicologia interessa-se mais pela relação de personalidade dentro do próprio indivíduo. Não como evidente, os aspectos em que a mesma se manifesta exteriormente, mas ao fazê-lo pretende antes observar ou analisar a conformidade existente entre aquilo que é a manifestaçãoexterior do comportamento de um dado indivíduo e aquilo que se pensa que esse mesmo indivíduo é, em si, dentro de si.

Por outro lado, ainda, o conceito de personalidade, ao derivar da palavra pessoa, ou seja, ao querer dizer aquilo que uma dada pessoa é, afasta-se por vezes da pessoa por não ter implicações filosóficas de significado. Ou seja, enquanto que a pessoa pode ser analisada de...
tracking img