Psicanalise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA
CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA

KENIA QUIINTINO KLAUCK
LUANA DE PAULA PIMENTEL
MIRLA FERNANDA DA SILVA
ROBERTA LOPES DA SILVA

O PAPEL DO PSICOLOGO NA PSICANÁLISE

Itumbiara, junho de 2012.
KENIA QUINTINO KLAUCK
LUANA DE PAULA PIMENTEL
MIRLA FERNANDA DA SILVA
ROBERTA LOPES DA SILVA

O PAPEL DO PSICOLOGO NA PSICANÁLISETrabalho interdisciplinar – 1º período com finalidade de nota parcial em todas as disciplinas do primeiro período do Curso de Psicologia, orientado pelos professores Doricelia Oliveira Borges Mendes, Fernanda Cubas de Paula, Ivan Magno Nazar, Sônia Beatriz Motta Macedo, Vânia Tanús Pereira.

Itumbiara, junho de 2012.

1. INTRODUÇÃO

A psicologia por ser uma ciência recente, vemconquistando cada vez mais espaço no mercado, devido novas praticas que estão sendo introduzidas em seu meio. A psicanálise veio com intuito de engrandecer este mercado tão abrangente, com a finalidade de facilitar o auto-entendimento do ser, uma vez que estuda o inconsciente.
Diante desse novo saber é que este trabalho vai se compor e se propõe a analisar o papel do psicólogo dentro da psicanálise,portanto o papel do psicólogo dentro da psicanálise e conseguir orientar o paciente, analisando seu inconsciente, por meio de técnicas, associando sonhos, esperanças, desejos, fantasias, como também as experiências vividas nos primeiros anos de vida em família, portanto o papel do psicólogo na psicanálise consiste na interpretação do conteúdo inconsciente reprimido que precisam ser esclarecidos, destaforma o psicólogo enquanto psicanalista consegue esclarecer desejos do inconsciente.
Durante o processo de desenvolvimento do projeto pretende-se como objetivo geral, levantar questões como descrever a atuação do psicólogo enquanto psicanalista e especificamente procurará descrever as características do método psicanalista, mencionar métodos de analise como a associação livre como uma técnicapsicanalítica, transmitir conhecimento sobre o inconsciente, repressão e resistência, investigar a ação do psicólogo junto ao paciente por meio da leitura e interpretação de sonhos.
Outras questões podem ser levantadas ou aprofundadas no decorrer da elaboração do estudo. A psicanálise e um tema recente e teve grande repercussão, devido Sigismund Schlomo Freud que em vida chegou a terreconhecimento mundial devido o seu trabalho psiquico
Segundo Sousa e Amoretti (1989, p. 16-17) Sigismund Schlomo Freud conseguiu fama devido sua popularidade como psicanalista devido:
[...] as descobertas de Freud sobre o inconsciente interessaram e tiveram grande aceitação entre artistas, escritores e pintores. Assim, André Gide, Romaim Rolland, Stefan e Arnold Zweig, Thomas Mann, André Breton,Salvador Dali, entre muitos, tiveram seus trabalhos influenciados pelas perspectivas psicanalíticas, reconheceram esse fato e muitos deles corresponderam-se diretamente com Freud ou visitaram-na Áustria [...] As sociedades de psicanálise proliferaram pelas principais cidades do mundo inteiro.

A psicanálise fundamentou-se a partir do conceito biológico como os recursos não eram mais suficientes parasuprir as necessidades dos pacientes, Freud se propôs a descobrir o meio e as compreender. A partir de determinado ele dedicou-se a hipnose como forma de tratamento, criando sintomas por meio dela para depois tratá-los.
Tem como justificativa social dentre o meio social da psicanálise mostra-se relevante, para o autoconhecimento do individuo, para a compreensão do inconsciente, conseguindoobservar a relação do passado com ações futuras e presentes.
Já cientificamente, a importância deste projeto será que após sua comunicação o tema seja consultado e compreendido em áreas que envolvem a psicanálise, a psicologia e demais áreas abrangentes.



























2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA


De acordo com Amoretti...
tracking img