Psicanalise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno: Igor Pessoa de Andrade
Mat: 201001354125
Curso: Ciências contábeis
Psicologia nas Organizações

Conceitue Inconsciente e pq ele é tão importante para teoria de Freud.
Relacione istinto, pulsão, desejo e recalque para o julgamento da consciência.
Defina as fases do desenvolvimento psíquico.
Qual o método básico da teoria psicanalista
Qual a importância das funçõeshoméricas (funções da psicanálise)
Confronte as noções de normal e patológico na psicanalise.

Respostas:

1)Inconsciente é o conjunto dos processos mentais que se desenvolvem sem intervenção da consciência, ou para Freud o Inconsciente - refere-se ao material não disponível à consciência .como um receptáculo de lembranças traumáticas reprimidas e um reservatório de impulsos queconstituem fonte de ansiedade, por serem socialmente ou eticamente inaceitáveis para o indivíduo.
Sua teoria dava especial importância às forças inconscientes que motivam o comportamento humano, ele acreditava que a fonte das perturbações emocionais residia nas experiências traumáticas reprimidas nos primeiros anos de vida. Desta forma, assumia que os conteúdos inconscientes, apenas se encontravamdisponíveis para a consciência, de forma disfarçada. Neste sentido, Freud desenvolveu a psicanálise, uma abordagem terapêutica que tem por objectivo dar a conhecer às pessoas os seus próprios conflitos emocionais inconscientes.

2. Freud (1916) define pulsão como sendo um conceito situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam no corpo -dentro do organismo - e alcança a mente, como uma medida da exigência feita à mente no sentido de trabalhar em conseqüência de sua ligação com o corpo.
A pulsão, tal como é construída por Freud a partir da experiência do inconsciente, proíbe ao pensamento psicologizante esse recurso ao instinto com ele mascara sua ignorância, através de uma suposição de uma moral na natureza.
O desejo, talcomo é entendido pela psicanálise, não é a mesma coisa que a instinto. Enquanto o instinto é um conceito biológico, natural, implica uma tensão interna que impele o organismo numa determinada direção no sentido de busca de redução dessa tensão ou satisfação, logo, a autoconservação (ex.; necessidade de fome, então buscamos comida), o desejo, sendo de ordem puramente psíquica, é desnaturado e comotal pertence à ordem simbólica. Enquanto a necessidade é biológica, instintiva e busca objetos específicos (comida, água, etc) para reduzir a tensão interna do organismo, o desejo não implica uma relação com esses objetos concretos, mas sim, com o fantasma ou fantasia.
O recalque serve para afastar algo da consciência.No entanto, o recalque não impede que o representante pulsional continue aexistir no inconsciente, se organize, origine derivados, estabeleça ligações. Ele só interfere na relação do representante instintual com o consciente. O que ele construa derivados do recalcado

3) Fase oral (nascimento a 1 ano): principal ponto de tensão e gratificação é a boca, a língua e lábios - inclui o morder e a sucção.Fase anal: (1 - 3 anos): ânus e área vizinha são a maior fonte deinteresse; aquisição de controle voluntário de esfincter (treinamento da toalete).Fase fálico-edipiana (3-5 anos): Foco genital de interesse, estimulação e excitação; pênis é o órgão de interesse de ambos os sexos; masturbação genital é comum; Intensa preocupação com ansiedade de castração ( temor de perda ou danos aos genitais); inveja do pênis (insatisfação com os próprios genitais e desejo depossuir genitais masculinos), vista em meninas, nesta fase; Complexo de Édipo é universal. Criança deseja ter relações sexuais e casar com o membro parental do sexo oposto e, simultanea livrar-se do membro do mesmo sexo.Fase de latência ( dos 5-6 anos a 11 - 12 anos): Estado de relativa inatividade da pulsão sexual, com resolução do complexo de Édipo; Pulsões sexuais canalizadas para objetivos mais...
tracking img