PSICANALISE - EGO - SIGMUND FREUD

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto





PSICANÁLISE






DEZEMBRO DE 2014 / PLANALTINA-DF
CENTRO EDUCACIONAL 03 – PLANALTINA DF



PSICÁNALISE
Definição da Psicanálise
Biografia de Freud
ID
EGO
SUPEREGO
EGO AUXILIAR
EGO IDEAL
IDEAL DO EGO
SUPRAEGO
CONTRA EGO


DEZEMBRO DE 2014 / PLANALTINA-DF
ÍNDICE

TEMA PAG.
PSICANÁLISE ............................................. 04
SIGMUNDFREUD – BIOGRAFIA .................... 05
SIGMUND FREUD – BIOGRAFIA .................... 06
ID ............................................ 07
EGO ............................................ 08
SUPEREGO ............................................ 09
EGO AUXILIAR ............................................ 10
EGO IDEAL............................................ 11
IDEAL DO EGO ............................................ 12
SUPRA EGO ............................................ 13
CONTRA EGO ............................................ 14
CONCLUSÃO ............................................ 15











Psicanálise
A psicanálise é um método criado pelo médico neurologistaaustríaco Sigmund Freud. A psicanálise tem como objetivo a investigação e o tratamento das doenças mentais, tendo por base a análise dos conflitos sexuais inconscientes originados durante a infância buscando assim o tratamento de desequilíbrios psíquicos. A disciplina também visa a análise do comportamento humano, busca decifrar a organização da mente e curar doenças carentes de causas orgânicas.A doutrina psicanalítica defende que os impulsos instintivos que são reprimidos pela consciência permanecem no subconsciente e afetam o sujeito. É importante levar em conta que o inconsciente não é algo observável pelo paciente: é necessário ao psicanalista tornar tais situações acessíveis ao paciente como conflitos inconscientes, interpretação dos sonhos, dos atos falhados e da associaçãolivre. Freud considerava a associação livre como a regra fundamental da psicanálise. Essa técnica consiste em que o paciente expresse durante as sessões de terapia todas as suas ideias, emoções, pensamentos e imagens sem restrições nem ordenamentos. A associação livre, na realidade, não está associada ao livre arbítrio, pois é determinada pelo inconsciente.

A psicanálise detectou diversos mecanismosde defesa que consistem em procedimentos psicológicos não raciocinados destinados a minimizar as consequências de um acontecimento que provoca stress. Segue abaixo alguns destes mecanismos elaborados através da psicanálise:
Repressão, que é o que mantêm afastados da consciência os elementos dolorosos.
Condensação, que são os sonhos que conjugam diversos fragmentos num mesmo elemento.Deslocamento, que é quando as ideias se deslocam de algo inaceitável ou perigoso a algo aceitável.

Sigmund Freud
Sigsmund Schlomo Freud, nasceu em 6 de maio de 1856 em Freiberg. É mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista e criador da Psicanálise.
Freud nasceu em uma família judaica, em Freiberg que na época era pertencente ao Império Austríaco. Atualmente a localidade édenominada Pribor, na República Tcheca. Era filho de um comerciante, Jacob Freud, e de sua segunda esposa, bem mais jovem, Amália Nathanson a imagem materna influenciaria, mais tarde, muitos dos estudos de Freud. Alguns de seus irmãos, do primeiro matrimônio, eram aproximadamente vinte anos mais velhos que ele. Ao completar quatro anos, Freud mudou-se com a família para Viena. Formado pela Universidade deViena, optou a princípio por Filosofia, campo que depois iluminaria sua produção teórica, decidindo-se depois pela Medicina, especializando-se em Fisiologia Nervosa.
Freud deixou para a Humanidade um grande legado, que engloba a revolução provocada pela descoberta do inconsciente, que ao lado das revelações de Copérnico e de Darwin. O homem descobre que a Terra não é o centro do Universo,...
tracking img