PSICAN LISE202015

1171 palavras 5 páginas
SIGMUND FREUD



Sigmund Freud (1856-1939) nasceu na
Áustria, formou-se em Medicina pela
Universidade de Viena em 1881.

Freud ousou colocar os “processos misteriosos” do psiquismo, suas “regiões obscuras”, isto é, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem como problemas científicos.
 A investigação sistemática desses problemas levou Freud à criação da
Psicanálise.




Enquanto teoria, caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica.



Enquanto método de investigação, caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto, através de ações e palavras ou através de produções imaginárias, como sonhos, fantasias e delírios de um sujeito.



Enquanto prática profissional, refere-se a forma de tratamento – a Análise – que busca o autoconhecimento ou a cura, que ocorre através desse autoconhecimento.



É baseada na investigação e especificada pela interpretação controlada da resistência, da transferência e do desejo.



A tarefa do psicanalista é ajudar o paciente a compreender quantos fatores do passado têm estado regulando seu comportamento no presente.



Compreender a psicanálise significa buscar descobrir as regiões obscuras da vida psíquica, vencendo as resistências interiores. Histeria (do francês hystérie, e deste do grego ὑστέρα, "matriz") é uma neurose complexa caracterizada pela instabilidade emocional.  Os conflitos interiores manifestam-se em sintomas físicos, como por exemplo, paralisia, cegueira, surdez, etc.
 Pessoas histéricas freqüentemente perdem o autocontrole devido a um pânico extremo.




A histeria foi o que levou Freud a descobrir o inconsciente e a postular a psicanálise.
◦ Ele começou a observar que os sintomas físicos não possuíam causa orgânica.
◦ A histeria é causada pela recusa do desejo sexual que é tipicamente reprimido e se manifesta em forma de ansiedades e traumas.



A cura da histeria só

Relacionados