Psican Lise X A Ira De Um Anjo Filme

1535 palavras 7 páginas
Olha Psicanalítico sobre o filme: A Ira de um Anjo.
Por: Franciele do Carmo Ferreira. 6º Período de Psicologia – UNEC.

INTRODUÇÃO
O filme foi baseado na história real de Beth Thomas, uma garotinha de apenas 7 anos de idade que foi adotada junto à seu irmão mais novo, por um casal após três adoções anteriores de insucesso.
No filme, Cath, uma menina aparentemente meiga e doce, revela em pouco tempo, uma personalidade cruel, capaz de manipular as pessoas, além de demonstrar uma postura agressiva tanto para com os indivíduos quanto as animais.
O casal imagina então que isso se deve ao passado desconhecido dessa criança, e antes de desistir da adoção, os pais vão buscar respostas na história de vida de Cath. As angústias vividas por esses pais que se esforçam imensamente para amar essa menina apesar de seu comportamento.
Para entender os comportamentos de Cath, analisaremos nesse trabalho, a vida da garota antes de ter sido levada à adoção, concomitantemente com os estudos psicanalíticos.

DESENVOLVIMENTO
Entende-se que os primeiros anos da vida e a forma como o psiquismo da criança se constituem são fundamentais para a estruturação futura da personalidade. Diante disso estuda-se como ocorre a constituição do psiquismo do bebê na relação com o outro. O estádio do espelho é fundamental para a constituição subjetiva do bebê. É nesse momento que se dá a formação da representação, a separação mãe-filho, a passagem do real ao simbólico, enfim, a diferenciação do eu/não-eu. Como afirma Lacan (1998, p.100), “a função do estádio do espelho revela-se... como um caso particular da função da Imago, que é estabelecer uma relação do organismo com sua realidade”.
Para melhor entender as dificuldades de Cath precisamos compreender suas fantasias inconscientes, é nesse ponto certamente que se encontram a causa dos seus sentimentos e irremediável desespero, o qual causa sua atitude antissocial. No inicio de seu desenvolvimento Cath vivenciou traumas psíquicos importantes, como o

Relacionados

  • Ataque e defesa astral
    65141 palavras | 261 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas